sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ah, o carnaval

 
Maior festa popular brasileira, o Carnaval atrai os olhares do mundo inteiro para o nosso país. Diversidade de ritmos, de culturas, o carvanal atinge o Brasil de Norte à Sul. Entre os ritmos mais tradicionais no carnaval, estão o Samba, o Axé e o Frevo. A festa em si, é muito legal. Mas apesar da alegria contagiante, do clima de festa, é preciso olhar com carinho a forma como a sociedade curte o Carnaval.

Existe um pensamento que diz que o Carnaval é a época da irresponsabilidade, época de esquecer os compromissos, esquecer qualquer pudor e as vezes, até mesmos os valores. Tem gente que acredita que no carnaval pode tudo. Muita bebida, drogas, sexo casual e muita pegação! Acho engraçado, pois vejo pessoas se comportarem o ano inteiro, e fazerem coisas absurdas no Carnaval. E já perguntei, mas por quê? "Ah, no Carnaval pode tudo!"

Eu apesar de ser contra os exageros do Carnaval, sempre saí para ver de perto a festa. Sempre vi muita confusão, brigas feias, morte. Casais se agarrando no meio da rua, como se ninguém estivesse vendo. Filas de homens e mulheres, onde quem passasse, ia beijando um por um. Bêbados caídos na calçada, sendo quase pisoteados. Essa gente toda jura que está se divertindo!

Não tenho nada contra quem goste do Carnaval. Mas acredito que dá para curtir tudo com moderação e responsabilidade. E não, não me acho um careta por isso. Respeito a opinião de todos, assim como sei que quase todos que acessam o blog, sabem respeitar a minha opinião. Talvez não exista momento mais apropriado para uma reflexão, do que a época de Carnaval.

A hora é agora, pense nas consequências dos seus atos. A curtição só pode ser legal, se no final acaba tudo bem. Não adianta curtir o momento, e no dia seguinte estar doente, não adianta após uns meses, descobrir uma gravidez indesejada. De nada adianta beber e morrer em uma confusão, em um acidente de trânsito. Desejo à todos um ótimo Carnaval, com muito juízo e responsabilidade, para que depois, não exista espaço algum para arrependimentos, ok?!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Desculpe, mas eu sou sincero!


Sinceridade, dizer o que pensa, onde não há engano, hipocrisia ou fingimento. Colocar para fora aquilo que está guardado dentro de nós. Grande qualidade é a sinceridade, a franqueza do ser humano. Como dizia Oscar Wilde: "Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal". Cito essa frase para levantarmos uma questão importante: Qual o limite separa a sinceridade x grosseria?

Grosseria seria expressar-se com descortesia, com indelicadeza. O sujeito grosseiro é sincero? Dizer o que pensa a qualquer custo, sem pensar nas consequências, poderia ser considerado sinceridade?

Na maioria das vezes sim, o sujeito grosseiro é sincero, porém sinceridade e grosseria não deveriam caminhar juntas, pois nem todo sincero é grosseiro. Vejo muitas pessoas sendo extremamente grosseiras sempre me dizendo "desculpe, mas eu sou sincero!"; então eu fico imaginando, e se cada um falar o que bem entender, desde que esteja sendo "sincero"?

Se estivessemos falando de equações matemáticas, eu diria que "sinceridade - grosseria = assertividade". Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a NÃO VIOLAR O DIREITO DAS OUTRAS PESSOAS.

Devemos saber que nosso direito termina, quando começa o direito do outro. Por mais que sejamos honestos, francos, sinceros, não podemos sair por aí agindo da forma como bem entendermos, achando que estamos amparados e protegidos por opiniões sinceras. Todos tem a sua verdade; eu tenho a minha, você que me lê, tem a sua. As divergências são naturais, cada um pensa de uma forma, e que bom que é assim. Imagina um mundo onde todos fossem exatamente iguais? Devemos então RESPEITAR o próximo, sermos honestos, sinceros, mas com o cuidado de não ferir o outro.

Minha resposta é : "Desculpe, mas isso é grosseria. Tenha mais educação e respeito, obrigado!" 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

2012 - Fim do Mundo?

Ontem a tarde, eu saía para um compromisso na rua, quando de repente ouço um rapaz ao telefone dizendo: "Tá acontecendo, estou ouvindo o barulho no céu aqui também, igual aqueles da internet, não tem avião, não tem nada". Eu ia passando batido, na correria rotineira minha, mas prestando atenção nas palavras do rapaz, resolvi verificar. Haviam sons estranhos mesmo vindo do céu, tentei ver se tinha alguma obra por perto, algum rastro no céu de avião, balão, seja lá o que for, e nada.

Não comentei com quase ninguém sobre isso, e hoje de manhã resolvi tocar no assunto no trabalho, e fui motivo de muitas risadas, todos dizendo que eu era louco, estava ouvindo coisas, que na verdade era um avião. Então verificando na internet, mostrei 2 videos que acabaram com a graça do pessoal. Em lugares distintos, o mesmo som vindo do céu, sem explicação. Segue os vídeos:


Em Belo Horizonte-MG:


No Canadá, onde estava Luiza:


Diante desses fatos sem explicação, e ainda com a minha experiência pessoal vivida ontem, criou-se um debate a respeito do Fim do Mundo, o famoso Apocalipse e com isso, bateu o desespero em algumas pessoas. Pessoas iam passando, e entrando na conversa; até que chegou um senhor de 75 anos e fez a seguinte colocação:

"Eu não sei se vai haver o fim do mundo ou não. Sei que coisas estranhas acontecem e vão continuar acontecendo. Invente um foguete com combustível infinito, e lance aos céus; ele vai, vai continuar, e nunca vai parar, ele vai em direção ao infinito, vai viajar dias, meses, anos, e não vai chegar a lugar algum. Quanto mais eu estudo, mais aprendo que não sei de nada, pois o conhecimento só me mostra que eu não sei absolutamente nada. Olhe para o planeta Terra, ele fica preso aonde? Ele gira, em um movimento contínuo, e ninguém sabe como e nem por quê; a Terra se move, e a gente não sente nada sacudindo, o chão não treme, não ficamos tontos. Então existe muita coisa que não podemos explicar, assim como não consigo entender como milhões de fotos e vídeos cabem em um cartão de memória que é do tamanho da minha unha; assim como não entendia sequer como um disco de vinil podia emitir som, se um pequeno arame arrastasse sobre ele. Como a música foi parar lá dentro? Eu sou da época em que novela se ouvia no rádio, não existia televisão. Hoje minha neta está nos EUA, e fala comigo pelo celular, eu vejo a imagem dela e converso com ela pela tela do meu computador. Se não entendo nem mesmo os milagres que o homem pode fazer, vou conseguir entender a grandiosidade do Universo?! O que tiver que acontecer, vai acontecer, a complexidade da vida é enorme e não podemos compreender. Deus sabe o que faz!"

Falar mais o que depois disso, não é mesmo? Um senhor de 75 anos, entra na conversa e dá essa lição de deixar todos de boca aberta. É, a vida é mesmo interessante e imprevisível!