quarta-feira, 30 de maio de 2012

TOP FIVE - MAIO

19/01/2012, 2 comentários

01/11/2011, 4 comentários

05/12/2011, 4 comentários

25/04/2012, 4 comentários

12/01/2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A decepção


Sentimento de insatisfação, raiva, tristeza e frustração. Dor pela injustiça e pela ingratidão sofrida, sim, estamos falando dela, a tal da decepção. Criamos expectativas, imaginamos um destino e um final feliz, e isso acaba não se realizando, ou pior, acontece aquilo que nunca poderia acontecer...mas aconteceu!

Arrebenta conosco essa sensação, de se sentir traído, desvalorizado, rezamos com força para que tudo aquilo seja mentira, um pesadelo, jogamos água no rosto, tentamos acordar, mas não tem jeito. A realidade nem sempre é boa, as vezes já estavámos sonhando, e o pesadelo, era a vida real. Tentamos pisar firme, mas o chão era de gelo, estava derretendo, até que se abriu, e acabamos lançados na água fria.

Algo muda tão forte dentro de nós, que não conseguimos continuar iguais éramos antes, por mais que a gente tente insistir, uma vozinha fala lá dentro e te alerta dizendo: "cuidado, você já viu a verdade, se continuar, vai se machucar de novo". O pior de tudo, é que somos bestas, e quebramos a cara de novo, de novo, mais uma vez, mais outra. Mas um dia a gente toma vergonha na cara, meus amigos.

O fato é que só nos decepcionamos com pessoas que amamos ou gostamos muito, por isso dói tanto. Se um inimigo te sacaneia, parece que não tem a menor importância. Mas ser apunhalado pelas costas, por pessoas que você quer tão bem, e as quais você tanto se dedicou, tanto cuidou, isso é complicado demais. As vezes, até nos arrependemos por termos ajudado tanto, nos dedicado tanto, mas já foi, não tem mais jeito. O tempo é o remédio, cura todas as feridas, faz cicatrizar, até que não doa mais.

Olhando pelo lado bom, a decepção ensina. É uma experiência desagradável, mas querendo ou não, nos faz crescer, e nos faz mudar. Devemos fazer a nossa parte sempre, fazer pelo outro, aquilo que gostaríamos que fizessem por nós. Quando fazemos o bem, não devemos esperar nada em troca. É como plantar e colher, plante hoje e colha o resultado no futuro.

Quem planta o bem, colhe amor; quem planta espinho, colhe dor. Eu fico com a primeira opção! As lágrimas que caem dos seus olhos, nutrem e alimentam as sementes plantadas por você. Não se abale com as tristezas, pois elas nunca irão te vencer!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ai, que frio!


Nessa época do ano, começa a fazer muito frio na cidade em que moro. É um lugar maravilhoso, porém, quando o inverno se aproxima, as temperaturas despencam, chegando a beirar ou atingir o zero. Não sei se já contei pra vocês, mas as vezes eu tenho o costume e a mania de reclamar das situações. E logo me veio à cabeça: "Ai, que frio!" (a parte dos palavrões, a gente corta hahahaha)

Sei que, numa dessas madrugadas, tive que ir até a rodoviária, local que considero o ponto mais frio da cidade, e não pude deixar de perceber um rapaz com um cobertor comum, tentando se esconder do frio. Deitado no chão gelado, ele tentava cobrir até mesmo o rosto. Mas caramba, fazia muito frio naquela madrugada, e ainda batia um vento, que parecia que ia atravessar o corpo e cortar. Ouvi um senhor que se encontrava por ali, dizer que o frio sequer tinha começado.

Depois disso, fui pra casa, estava tão quentinho dentro dela. Por mais que eu tenha que me agasalhar bem, posso ficar tranquilo, dormir coberto, numa cama quente. Entretanto, não pude deixar de esquecer que tem gente lá fora, passando sufoco, congelando nessas madrugadas frias. E fico mal com isso, pois ter uma casa, cobertores, agasalhos, comida, deveria ser um direito básico de todos que habitam esse mundo. A verdade é que não é isso que acontece, e existem pessoas lá fora, sofrendo, e o pior, sofrendo quietas e sem fazer alarde.

Por isso eu percebi que estamos mais preocupados em reclamar, do que de valorizar, o que pra nós, parece normal. Se temos um abrigo, devemos valorizar isso, agradecer por tudo! Tem gente lá fora sofrendo, e são pais de alguém, filhos de alguém, irmãos de alguém...na verdade, nossos irmãos. Deus que nos livre disso, mas amanhã ou depois, pode ser que um de nós é que esteja lá fora.

Desejo força e muita sorte para os nossos irmãos que estão lá fora. Não importa se muitos bebem, se drogam, ou "mereceram" estar naquela situação pelos caminhos errados pelos quais optaram ao longo da vida. O importante é fazer o máximo possível para ajudar o próximo, e no mínimo, rezar para que eles não sofram nas madrugadas frias, lá fora.

terça-feira, 15 de maio de 2012

O suicídio


Definição básica: Ato intencional de matar a si mesmo, ou seja, tirar a própria vida. O suicídio é mais do que querer morrer, é mais que desistir de viver. O sujeito que se suicida, acaba consigo mesmo. O pior de tudo, é que cada vez mais aumentam os casos de pessoas que optam por tentar tirar a própria vida. Os motivos para algumas pessoas tentarem se matar, são vários, mas resumidamente, percebo que existe alguns pontos em comum entre todos os casos: a falta de expectativa, de mudança, de melhora. Todos que optam por tentar o suicídio, perderam a ESPERANÇA!

Em minha vida profissional enquanto psicólogo, infelizmente já atendi vários casos de pessoas que pensam em suicídio, que tentam o suicídio ou já tentaram algum dia. E ao meu entender, ninguém quer morrer, o "tentar se matar" é um grande pedido de socorro. Vejo nos olhos de cada uma dessas pessoas, um "olha pra mim", "percebe que eu existo", "por favor, me escute, ao menos, 5 minutinhos".

Não preciso ter tentado me matar um dia, para compreender o que leva alguém a procurar a morte. As vezes, a dor é tão profunda, é tão difícil encarar certas situações, existem tantas decepções, tantos problemas. Parece que tem épocas que nada dá certo, que tudo que você tenta fazer, dá errado. Tem horas em que a cruz que carregamos é pesada demais, e faltam forças para continuar lutando. Você procura por pessoas que se diziam amigos, e percebe que a maioria não sabia o significado de AMIZADE; é muito fácil ter amigos por perto quando tudo vai bem; o difícil é ter amigos por perto, quando TUDO VAI MAL!

Apesar de todos os problemas, eu vejo a vida como uma GANGORRA. De um lado da gangorra, está a FELICIDADE; do outro lado, a TRISTEZA. A vida é a oscilação que nos faz subir e descer, alternar os dois sentimentos. O equilíbrio, seria a vida ideal, onde a GANGORRA não sobe e não desce. Imaginando a vida como uma gangorra, não me iludo com os momentos de extrema felicidade, nem me desespero com as dificuldades e as tristezas rotineiras. Afinal, a vida vai seguir, e a gangorra vai voltar a subir e descer.

"Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho. Quando tudo está perdido, sempre existe uma luz...". Nunca deixe de lutar, nunca desista de você! Para você que me lê, eu digo, eu sei que você pode, eu CONFIO EM VOCÊ! Nunca se esqueça, para todo PROBLEMA, existe uma SOLUÇÃO!