quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TOP FIVE - FEVEREIRO

06/02/2013, 1 comentário










26/02/2013




























05/12/2011, 4 comentários

OBS: Para quem não sabe, o tópico TOP FIVE é mensal, onde aparecem os 5 textos mais visitados naquele período.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Malandro x Esperto


É comum pessoas confundirem o chamado "malandro" com um sujeito esperto. Para reparar este equívoco, venho diferençar os dois sujeitos. Primeiro o malandro, sujeito cheio de artimanhas, sempre tentando levar vantagem em tudo, custe o que custar; engenhoso, sutil, com uma lábia apurada, esse sujeito consegue levar muita gente no papo, enganando à todos, manipulando, de um jeito que dificilmente é descoberto. Já o esperto, resumidamente, seria um sujeito astuto, inteligente, antenado, olhos bem abertos.

O malandro faz questão de assumir sua malandragem, chega logo dizendo que os outros são manés, com aquele pensamento de superioridade. Logo após praticar sua malandragem, se vangloria, conta pra todo mundo, ridiculariza suas vítimas, acha que sua malandragem é tão bem feita a ponto de nunca ser descoberta. Justifica sua forma de agir, se baseando na "falta de inteligência" das outras pessoas, e pelas fraquezas dos outros, diz que eles merecem mais é serem enganados mesmo. O problema do malandro é que ele é arrogante, e acaba se perdendo no seu excesso de confiança e na sua falta de humildade.

Um dia, o malandro encontra pela frente um cara esperto. Sabendo com quem está lidando, o esperto se faz de bobo, e dá bastante corda para o malandro; mas não é uma batalha fácil, é quase um jogo de xadrez, onde se vence nos detalhes. O malandro acaba achando que vai enganar mais uma vítima, e extrapola. Mais humilde, o esperto respeita a inteligência do malandro, mas arma sua jogada e sabe que venceu o jogo muitas jogadas à frente de decretar o xeque-mate.

Ambos os sujeitos são inteligentes, entretanto, um usa sua inteligência para o bem, o outro, para o mal. Um malandro nunca vencerá um sujeito esperto, por mais que tente e insista. Sabem por quê? O sujeito esperto sabe muito bem que tudo que se faz, tem consequências, se algo é ganho desonestamente, isso não é uma vitória justa, e a vida se encarrega de resolver essa situação. Inteligência é ter sabedoria, e só dá bons frutos quando usada nos meios certos, sem exceções!

Na maioria das vezes, o malandro se torna o mais mané...


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A morte


Às vezes pensamos que ainda temos todo o tempo do mundo, que amanhã acordaremos com saúde para viver mais um dia, recomeçar de onde paramos, continuar buscando nossas metas, curtindo, sentindo, experimentando. Parece que tudo estará igual, que nada vai mudar, que as pessoas que amamos estarão conosco, dividindo todos os momentos. Até que o algo muda tudo, e vira nosso mundo de cabeça para baixo. De repente: A morte.

Apesar de uma das únicas certezas que temos na vida ser que todos iremos morrer um dia, a morte é sempre algo inesperado. A morte não manda recados, simplesmente acontece, sem avisar. Por mais maduros que sejamos, ninguém nunca está pronto para ver o outro partir, ainda mais alguém que amamos tanto. Mistura dor, angústia, medo, tristeza, melancolia, depressão, nostalgia, saudade, entre outras coisas.

A morte sempre nos choca, independente da idade e das condições de quem morre; criança, jovem, adulto e idoso, não importa, se alguém deixa de viver, sempre nos causará uma estranheza difícil até de explicar. Custamos a acreditar que alguém que viveu por tanto tempo perto de nós, tenha partido. Como assim morreu? Morreu como? Tem certeza que está morto?

É comum e rotineiro pessoas imaginarem que seus entes queridos estejam vivos, apenas desmaiados ou dormindo, após a confirmação do óbito. Alguns tentam acreditar que estão em um pesadelo, onde tudo não passa de um sonho bem ruim, mas passageiro, e que em algumas horas de sono, tudo aquilo será apenas um susto e as coisas voltarão ao normal; até que as horas passam, e nada daquilo acaba. A angústia vai tomando conta. Só de se falar em morte, ficamos angustiados; a verdade é que quase nenhum de nós tem qualquer preparo para encarar a morte.

Não quero aqui compactuar com idéia de que devemos ficar pensando na morte, mas também não ignorar que um dia isso pode e vai acontecer, com cada ser que hoje vive. Não é uma possibilidade, é uma certeza. Saber que um dia a morte vai chegar, não nos faz deprimidos e sim, agradecidos por mais um dia. Nos faz valorizar cada situação, e ligar cada vez menos para problemas que nenhuma importância tem, se comparados à morte. Todos nós já perdemos pessoas que amamos, alguns se recuperam mais rápido, outros demoram um pouco mais, mas a vida continua!

Lembro de uma história verídica, onde uma mulher perdeu a mãe, e chorava por anos essa morte, inconsolável, e abriu mão de recomeçar a vida, não se importava mais com nada, apenas lamentava a morte dessa mãe. Certo dia, seu filho acabou falecendo também, e só aí ela se deu conta que, enquanto ela chorava a morte da mãe, por anos e mais anos, deixou de viver maravilhosos momentos na companhia de seu filho. E após a morte do filho, ela viveu sim a sua fase de luto, mas passou a usufruir e aproveitar mais as pessoas que ainda estão com ela, em sua vida.

E será mesmo que a morte é o fim pra quem parte?


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O que mais falta acontecer?


Tem épocas em que todos os dias são estressantes, tudo dá errado. Dias longos, intermináveis, cansativos e desgastantes. Parece que uma nuvem negra está sobre a sua cabeça, te acompanhando onde quer que você vá. Não adianta tentar se esconder, ou fugir, porque quando a fase é ruim, não tem jeito meus amigos. E aí você se pergunta: "O que mais falta acontecer?"

Todo mundo passa por essa época, cada um, olhando bem para o passado, percebe que já passou por essa situação diversas vezes. Ninguém quer ser a bola da vez, mas infelizmente, todos nós somos e continuaremos sendo escolhidos para a temida fase onde tudo dá errado. Depois de um tempo, a gente até acha graça, e ri bastante; mas na hora que você está naquele redemoinho, não existe a menor graça. Ficar bem é difícil, sair dessa fase, mais difícil ainda. A sensação é como estar em um mar agitado, onde a correnteza te puxa de volta ao mar, enquanto você de forma heróica, nada com toda a força tentando voltar para a areia da praia.

É um problema atrás do outro, você acorda cansado e atrasado, confunde e coloca sal no café da manhã, vai escovar os dentes e a escova cai ao lado do vaso sanitário, naqueles dias em que o banheiro não está nada apresentável. Sai na rua, está chovendo, tem uma poça de água na rua, e um carro passa, te molha por inteiro; quase é atropelado, encontra a pessoa que você mais detesta na rua. Você acaba sendo a bola da vez, todos os mísseis estão teleguiados em sua direção, até o cachorro que está quietinho na rua, resolve te estranhar, todo mundo resolve descontar suas angústias em você. Tem uma hora que você fala: "pior que tá, não fica, eu duvido!"

Não duvide, quando a fase é complicada, não existe limite. Depois de tropeçar em uma casca de banana, pisar no cocô na rua, tomar uma cagada de pombo na cabeça, vira um miserável pra você e te diz: "Você tá com sorte agora!". E você sorri, e fala: "eu tô notando mesmo!". É tão triste, que chega a ser cômico. No final de um dia muito ruim, a gente acaba achando graça da nossa própria desgraça. E só então você percebe que quanto mais você reclama, mais tudo piora!

Um conselho: nunca se perguntem o que mais falta acontecer, pois se tudo está ruim, sempre poderá ficar pior. O bom é que tudo passa, e um dia isso se torna aquela lendária história que você compartilha com todos os seus amigos e familiares, como se fosse uma das situações mais engraçadas de sua vida. E você que está aí achando graça da desgraça dos outros, cuidado, hoje fui eu...amanhã pode ser você!


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Voz da consciência


Oi, eu estou falando com você! Preste atenção! Por mais que você insista em não me ouvir, eu vou falar mesmo assim. Eu sei que falo o tempo inteiro, tento te avisar dos perigos, dos seus erros, te dou bons conselhos, te falo o caminho mais seguro, mais certo, é realmente uma pena que na maioria das vezes, você não me dê a menor atenção. Você quer me dar um nome? Prazer, me chame de a voz da sua consciência.

Eu fico falando para te alertar, quero o seu bem. É triste quando você não me ouve, e preciso ficar falando na sua cabeça quando você deita na cama, e eu não paro de falar, você perde o sono. Não quero te dar sermão, nem quero te culpar, mas sou eu quem sei o que é melhor para você, minha função é te ajudar a ser feliz, a se realizar, a ser bem sucedido, entre outras coisas. Mas para isso, você sabe muito bem que existe um preço! Como vou te ajudar quando você começa a fazer tudo ao contrário do que te digo?

Depois é sempre a mesma coisa, e você começa com aqueles papos de "bem que minha intuição tava me falando", mas depois que já não tem mais jeito, é que você se lembra do que eu falo. Sempre te digo que dá pra consertar o que você está fazendo errado, as vezes não dá para reparar todos os erros, mas dá para, pelo menos, se arrepender, compensar de alguma forma. Tudo que você faz, tem um preço, e por mais que eu te fale, as vezes você se nega a ouvir.

Tem horas que eu vejo as coisas que você faz, e realmente custo a acreditar que seja verdade. Eu te conheço bem, sei o quanto você é uma boa pessoa, mas algumas atitudes suas me decepcionam bastante. Você não tem razão para fazer as besteiras absurdas que as vezes faz; tem erros seus que são comparados a pessoas de índole ruim, mas eu estou dentro de você, eu sei quem você é, você não é assim. Sinceramente não entendo o por quê de você estar fazendo isso. Eu fico triste vendo você seguir por caminhos escuros, eu sei e te alerto que uma hora você terá que pagar pelas coisas erradas que você está fazendo. Se você quer paz, precisa plantá-la pelo seu caminho, precisa ser uma pessoa honesta, digna, respeitável. Eu sei que você é capaz de ser assim!

E de uma vez por todas, pare de culpar as pessoas e passar a responsabilidade quando as coisas dão errado. Você está colhendo o que plantou, se alguém tem culpa, esse alguém é você. Só sei que apesar de você me decepcionar muitas vezes, eu nunca vou te abandonar, estarei sempre contigo, te falando e te dando todas as dicas a respeito do que fazer, dos caminhos mais certos para você. Te peço por favor, me ouça um pouquinho mais, apenas isso!


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

TOP FIVE - JANEIRO

25/04/2012, 4 comentários


01/12/2011, 2 comentários


05/12/2011, 4 comentários


15/01/2013, 1 comentário


01/11/2012, 1 comentário