terça-feira, 26 de novembro de 2013

O perfume


Esses dias eu estava andando pela rua, até que senti um perfume forte, logo percebi o cheiro, e parei para pensar: Que estranho, reparo que passo perfume e não sinto meu cheiro. Será que meu perfume é fraco? Será que não tenho cheiro? Acredito que muitas pessoas passem pela mesma situação, e até procurem aromas mais fortes, buscando reconhecer e sentir um cheiro que venha de si mesmo. Com vocês: "O perfume".

A explicação é simples, o olfato, é um sentido que precisa ser estimulado, e ao sentir um cheiro, nosso cérebro procura interpretar e fornecer a sensação correspondente. Além disso, o olfato é um sentido que também serve como sinal de alerta, como sentir cheiro de fumaça, por exemplo, nos remetendo a interpretar como provável perigo do fogo, um incêndio, etc. O que ocorre é que sentimos o cheiro mais forte, quando nos deparamos com um cheiro de nosso interesse ou algo que nos chame a atenção. Entretanto, após ficarmos algum tempo em contato com algum cheiro, nosso cérebro interpreta que este cheiro não precisa mais ser fortemente percebido, focando em novos cheiros diferentes que possam aparecer.

Por isso é interessante associar o perfume à autoconfiança/autoconhecimento de uma pessoa, pois vamos imaginar que o cheiro do seu perfume seja equivalente ao seu valor. Nem sempre conseguimos perceber nosso próprio cheiro, mas algum dia já entramos em contato com aquele aroma que nos agradou e resolvemos usar aquela fragrância com certa frequência. Não é preciso sentir o cheiro o tempo inteiro, para saber que ele está perfumando você.

E isso acontece com o seu valor, ao longo da vida você deve perceber e entrar em contato com o seu interior, se conhecer e entender que, por mais que nem sempre esteja totalmente perceptível, seu valor existe e está sendo percebido por outras pessoas. Pare de achar que somente o outro tem um "cheiro" bom, ou que o outro tem um "cheiro" melhor que o seu. Por mais que existam perfumes iguais, em contato com a pele, cada um vai ganhar um "cheiro" único, próprio, e ter "cheiro" bom ou ruim vai depender da opinião daquele que o percebe, vai depender da opinião própria de cada um, e variar de pessoa para pessoa. 

E você, sabe que perfume usa?

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Da boca pra fora!


Tem dias em que fazemos tudo errado, agimos de forma contrária ao que sentimos, falamos aquilo que não pensamos, magoamos a quem mais amamos. Momentos infelizes, que nos trazem profundo arrependimento e certa dor na consciência. As vezes é difícil explicar que fizemos tudo por impulso, que não passou de um engano,  e poderia ser evitado se tivéssemos pensado um pouco mais, quando resolvemos dizer aquilo que não pensamos realmente, que foi: "Da boca pra fora"!

Depois, o estrago já está feito, é preciso correr contra o tempo, para tentar justificar aquilo que não tem justificativa. Quantas vezes magoamos a quem amamos, quando queríamos dizer um simples "eu te amo"? Mas uma palavra torta, mal entendida, acaba causando um conflito e a partir daí, ofensas gratuitas são distribuídas, joga-se na cara todos os pontos fracos, todos os erros que já foram cometidos um dia. E pior que ofende mais quem conhece, quem convive de perto, e muitas vezes, quem ama.

Entretanto, na raiva, nem tudo que se fala é verdade. Quem nunca errou, que atire a primeira pedra; e conforme o tempo passa, ganhamos uma maturidade maior para assumir nossos erros, e compreender que existem dias ruins, tanto para nós, como para aqueles a quem amamos. A partir disso, deixamos de prolongar certas crises, perdoamos mais, pois compreendemos mais. Não faz sentido pensar que a pessoa que mais nos ama, iria querer nos ferir com palavras tão duras.

Mesmo assim, algumas brigas servem para fortalecer, pois se na primeira ofensa tudo chega ao fim, talvez a relação fosse tão frágil, a ponto de quebrar no primeiro impacto, como uma jarra de vidro que se quebra em pedaços na primeira queda. Então, é necessário maturidade suficiente para pedir desculpas, assumir seus erros e voltar atrás, sabendo que o orgulho não nos leva à lugar nenhum.

Quem está certo ou errado não importa, resolva o quanto antes e ponto final. Se a jarra de vidro quebra-se facilmente, use uma jarra de plástico para ser o suporte da plantinha do seu amor. Nem tudo que é mais bonito, dura mais; e sim o que é mais maleável  e resistente!