quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Embalagem


Definição: Recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente. Visa proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, entre outros, e fazer a promoção do produto, através de gráficos.

É interessante pensar que a embalagem não se resume à embalar apenas produtos. No dia a dia, percebemos que pessoas usam "embalagens" o tempo inteiro; o jeito como você se apresenta para os demais também visa proteger o seu produto (intimidade), exibir os requisitos (personalidade) e promover o produto (imagem que você deseja transmitir para os demais). Querendo ou não, todos possuem alguma: "Embalagem".

Minha intenção não é afirmar que pessoas são produtos. O que quero dizer é que, infelizmente, somos rotulados pela nossa aparência, ou devido ao modo como nos apresentamos. Faça o teste, corte e penteie seus cabelos, e ande pela rua de terno; pergunte à pessoas aleatórias qual é sua profissão; e logo te dirão que você é empresário, advogado, médico, te dirão que você é sério e bem sucedido. Mas se você sai de casa à vontade, de chinelo, bermuda, cabelo descuidado, aquelas mesmas pessoas te dirão que você é desempregado, vagabundo, não é confiável.

Acredito que mais de 70% da população rotula as pessoas por suas "embalagens", e diversas vezes se enganam, pois até mesmo "bons produtos" se apresentam em embalagens simples e humildes. Cansamos de ver embalagens ótimas e atrativas em produtos de péssima qualidade. E se tratando de pessoas, somos complexos demais para sermos "interpretados" por aparências, pois como diz o ditado: "as aparências enganam".

Só não se esqueça que se aparência definisse caráter e índole, os maiores corruptos, ladrões e desonestos não usariam terno, todos os dias, para trabalhar!

0 comentários:

Postar um comentário