quarta-feira, 4 de julho de 2012

Homossexualidade


Definição básica: refere-se a pessoa que sente atração física, estética e/ou emocional, por pessoas do mesmo sexo.

Certo dia, uma mãe veio me procurar, perguntando se eu poderia "curar" seu filho, pois, segundo ela, o rapaz estava "doente da cabeça", por ter dito à ela que estava apaixonado por outro rapaz. Por esse motivo, resolvi tocar nesse assunto hoje. Para compreendermos a fundo esse tema, precisamos enxergar os diferentes pontos de vista, tentando analisá-lo por diversos ângulos.

Primeiramente, é necessário entender os pensamentos de alguns pais, que se recusam a acreditar que seus filhos possam ser homossexuais. Acredito que mais de 90% dos casais que tem filhos, imaginam que eles seguirão a regra tradicional, em que o homem  se casa com uma mulher (e vice-versa); após um tempo, irão aumentar a família, tendo também seus filhos, dando sequência à futuras gerações. Quando percebem que esse sonho criado por eles, pode não acontecer exatamente da forma como imaginaram, bate o desespero.  As reações são diversas: alguns não aceitam a situação, outros ficam em choque, ou acham que é fase, doença, revolta. É importante que esses pais tenham um tempo para se acostumar com a idéia, e possam se adaptar à essa nova situação. Entretanto, a maioria dos pais, ao longo da vida, já percebem quando seus filhos são homossexuais, mas não conseguem olhar para isso de forma natural.

Por outro lado, estão as pessoas homossexuais, que sofrem uma pressão ainda maior. Certo dia, a pessoa percebe que não sente atração pelo sexo oposto, e sim pelo sexo idêntico ao seu. Muitos se revoltam contra si mesmos, e se culpam pelos sentimentos que não conseguem controlar. Tem medo de não serem aceitos, dos preconceitos que sofrerão, de magoar a família. Fora isso, nem todos aceitam a si próprios; é comum vermos homossexuais tentando ser héteros. Lutam contra si próprios, contra seus sentimentos, no desespero de tentar mudar algo que não é uma escolha. Você, querido leitor, acredita que existe uma escolha? As pessoas escolhem ser héteros? As pessoas escolhem ser homossexuais?

Eu, por exemplo, sou hétero, mas não escolhi isso. Eu simplesmente sou, e sempre fui, não é algo forçado. E assim acontece com os homossexuais. Não acredito numa escolha, pois quando se trata de sentimento, não existe explicação. Na vida existem escolhas sim, mas não concordo com o termo "opção sexual". Eu não escolho ser hétero, e nem os homossexuais escolhem ser homossexuais. Portanto, o passo principal é se conhecer, saber quem você é, o que sente e o que quer. Não deixe que escolham sua vida, seja o que você vive dentro e fora de você.

É sempre um assunto delicado, com opiniões que divergem. Sou contra qualquer tipo de preconceito, e minha preocupação não é explicar a homossexualidade; minha preocupação é que todos possam ser aquilo que são. Todos tem o direito de serem aceitos, e o dever de aceitar o outro da forma como ele é. Sendo héteros, homossexuais, bissexuais, etc, não muda o que somos...pois somos todos iguais, todos HUMANOS! O importante é que todos possam ser felizes sendo o que são, sem ter que fingir, basta isso.   

0 comentários:

Postar um comentário