terça-feira, 12 de março de 2013

50 tons de cinza


Um dos livros mais lidos no mundo atualmente, "50 tons de cinza" está presente em quase todas as casas brasileiras, em destaque nas melhores livrarias, muitos fãs idolatrando a obra de E.L.James. Tudo isso me chamou a atenção, então eu resolvi procurar saber que raio de história era essa. E o que posso compartilhar com vocês, meus fiéis leitores, é que fiquei muito surpreso e confuso. Com toda sinceridade, é um dos assuntos em que eu abro o tema, e não sei se consigo fechar no fim deste texto, só consigo refletir a respeito.

A primeira surpresa foi que o livro era erótico, o que já me espantou um pouco. Resumidamente, o livro conta a história de Anastasia Steele, uma moça de 21 anos, ingênua, que tinha pouca experiência em relacionamentos, uma jovem ainda virgem. Certo dia, Anastasia conhece um rapaz chamado Christian Grey (que explica o nome do livro, visto que Grey significa Cinza, em inglês), um jovem empresário, bem sucedido, rico, boa aparência. Logo, Anastasia que não se achava uma mulher muito atraente, se interessa por esse rapaz, que demonstra interesse mútuo. Conforme ela vai conhecendo Christian, percebe que por trás do jeito educado e sedutor, ele tem um lado obscuro. O fato é ele propõe a ela um acordo de submissão, onde ela assinando, poderia ter uma boa vida ao lado dele, desde que em troca, fizesse favores sexuais à ele, em outras palavras, fazendo tudo que ele quisesse, inclusive coisas como sadomasoquismo. Ela acaba aceitando, e por incrível que pareça, se apaixona por esse rapaz, que nas relações sexuais tinha um comportamento totalmente estúpido, desrespeitoso e ao meu ver, a humilhava de várias formas, entre elas espancando essa moça. Enfim, a história se baseia mais ou menos nisso.

O que me chama a atenção é a adoração pelo livro, que inclusive vai virar filme. Mais surpreso fiquei quando vi um público adolescente feminino, que há pouco tempo, sonhava com príncipes e heróis, românticas, querendo encontrar um Christian Grey em sua vida, querendo estar no lugar de Anastasia. Não é o fato de ser um livro erótico que me deixa confuso, é o fato de essa história atingir esse público de forma avassaladora, com tamanha aceitação. Como é possível admirar um personagem, que no momento da primeira vez de Anastasia, ele diz: "eu gosto de morenas"?

Sinceramente, que me perdoem os admiradores da trilogia, mas eu não entendo e não consigo ver o lado bom que "existe" nesse livro; ou os valores estão muito invertidos, ou eu não captei a mensagem passada pela autora. Cada um tem suas escolhas e suas preferências, principalmente na intimidade. Mas o que acontece nesse livro, a mim, me parece até doentio. Alguma identificação com a personagem Anastasia, pensamento semelhante ao dela em algum momento na vida, até pode acontecer. Mas tornar Christian Grey um herói, não consigo entender e nem mesmo explicar.

Se entendi e refleti errado, alguém me explica o ponto que não consigo ver?

1 comentários:

Unknown disse...

Bom Victor achei seu texto maravilhoso, sou um leitora de 50 Tons de Cinza, a História é um pouco pesada no começo, mas ao decorrer da trilogia vai mudando. Acho que o grande fanatismo das mulheres por esse livro está no romance, é um romance meio errado no inicio, mas romance que faz com que um Homem muito sombrio com costumes não muito convenientes mude por causa de um amor por uma mulher. No fundo acho que todas as mulheres sonham com o Amor perfeito e o ver mudando por ela é a coisa que mais fascina na Historia.
Bom é esse meu ponto de Vista sobre o Livro.

Postar um comentário