sábado, 23 de março de 2013

Solidão


Isolamento, profunda sensação de vazio; é sentimento de tristeza, mas uma tristeza, muitas vezes, conformada. Falta de esperança, melancolia, depressão. Como é intenso o sentimento de solidão. Estar só no mundo, por conta própria. Me arrisco a dizer que a solidão é uma das piores sensações que existem, e que só mesmo passando por essa experiência, é possível captar realmente o significado do que isso quer dizer.

É complicado chegar em casa e não ter com quem conversar, ter problemas e não ter ninguém para desabafar. Estar doente, e não ter alguém para cuidar de você, para ferver um leite quente, fazer uma sopinha. Chorar sozinho, quando dá vontade, choro sincero, pois não tenta chamar a atenção de ninguém, apenas expressar um sentimento guardado, que precisa ser posto para fora. Cuidar de si mesmo, pois não existe outra opção!

Mas como tudo na vida, a solidão tem um lado bom. Quando a pessoa fica só, está totalmente em contato consigo mesma, é impossível fugir disso. Reflexões e mais reflexões, autoconhecimento, busca interior, amadurecimento. Pensa-se nas coisas certas que já foram feitas na vida, e nas coisas erradas. O incrível é que se pensado a fundo, pode-se entender a razão de vivenciar esta solidão, e que aprendizado você está tendo.

Solidão é somente estar sem a presença de outras pessoas? Não necessariamente, existem muitos casos de pessoas que se sentem sós, mesmo estando em meio à multidão, mesmo cercadas de pessoas. Estar só não depende de estar acompanhado, depende de ter uma sintonia, uma ligação, um elo que una realmente as pessoas. Muitas vezes, existem pessoas vivendo sós, e não sentindo a solidão; muitas vezes, o contrário, viver acompanhado, se sentindo tão só.

Se você nunca viveu a solidão, não te aconselho a desejar passar por isso. Se tiver a oportunidade de passar por essa experiência, aproveite para tirar os bons proveitos que a situação pode te fornecer. Mas muito cuidado ao experimentar, pois estar completamente só, mexe com a cabeça de qualquer pessoa, por mais equilibrada e bem resolvida que ela seja!

Mas se pensarmos a fundo, nunca estamos completamente sós...

3 comentários:

Anônimo disse...

SOUBE DE VC NO DIA DO SEU NIVER QUANDO PRA VARIAR EU ESTAVA PENTELHANDO TEU IRMAO NO TWITTER E QUANDO ELE TE ENVIOU MSG DE FELIZ NIVER CORRI E TE MANDEI TAMBEM NAO VOU MENTIR PRA VC ....SO COMECEI A TE SEGUIR PORQ VC E IRMAO DO VINIKTI MAS DEPOIS DE LER ESSE TEXTO VOU AGORA MESMO DEIXAR DE TE SEGUIR ....E VOLTAR A SEGUIR DE NOVO DESSA VEZ POR VC SER ESSE PENSANTE MAGNIFICO....ME IDENTIFIQUEI COM O TEXTO POR Q ELE FALA DE MIM MAS A MINHA SOLIDAO JA FAZ PARTE DE MIM E ME ACOSTUMEI COM ELA SEI Q E ESTRANHO O Q VOU FALAR MAS SOU FELIZ ASSIM JA MELHOREI MUITO PRINCIPALMENTE QUANDO TO NAS REDES SOCIAIS COSTUMO BRINCAR Q A @faonlaine SOU EU EM OUTRO PLANO POR Q USANDO ELA CONSIGO FALAR BRINCAR DESABAFAR SEM TER Q ABANDONAR MINHA SOLIDAO ... PARABENS DE NOVO PELO TEXTO VOU LER O RESTO DO BLOG UM ABRAÇO PAZ E BEM PRA TI (ERICA EMERENCIANO)

Anônimo disse...

Parabéns Victor, como sempre arrasando nos textos!
Nesse em especial, me identifiquei muito, principalmente quando vc fala "Solidão é somente estar sem a presença de outras pessoas? Não necessariamente, existem muitos casos de pessoas que se sentem sós, mesmo estando em meio à multidão" Me sinto assim, tenho mt gente ao meu redor, cuidando de mim, fazendo as coisas pra mim, e por mais incrivel que parece sempre me sinto sozinha, parece que me falta algo que nao sei o que é! e acho que deve ser isso ai, falta de sintonia!!!
Bem mas tbm acredito muito nisso que disse " Que nao estamos completamente sozinhos" por que além de Deus, em muitas outras coisas que nao conseguimos ver ao redor da gente!!

Parabéns novamente!!!
Bjão

Mariana Santos disse...

No momento estou passando por isso.. é horrível, tenho a sensação de que a cada dia que passa eu morro um pouco mais.. Até chegar um dia em que eu vou ter morrido de verdade ;(

Postar um comentário