segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Desculpe, mas eu sou sincero!


Sinceridade, dizer o que pensa, onde não há engano, hipocrisia ou fingimento. Colocar para fora aquilo que está guardado dentro de nós. Grande qualidade é a sinceridade, a franqueza do ser humano. Como dizia Oscar Wilde: "Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal". Cito essa frase para levantarmos uma questão importante: Qual o limite separa a sinceridade x grosseria?

Grosseria seria expressar-se com descortesia, com indelicadeza. O sujeito grosseiro é sincero? Dizer o que pensa a qualquer custo, sem pensar nas consequências, poderia ser considerado sinceridade?

Na maioria das vezes sim, o sujeito grosseiro é sincero, porém sinceridade e grosseria não deveriam caminhar juntas, pois nem todo sincero é grosseiro. Vejo muitas pessoas sendo extremamente grosseiras sempre me dizendo "desculpe, mas eu sou sincero!"; então eu fico imaginando, e se cada um falar o que bem entender, desde que esteja sendo "sincero"?

Se estivessemos falando de equações matemáticas, eu diria que "sinceridade - grosseria = assertividade". Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a NÃO VIOLAR O DIREITO DAS OUTRAS PESSOAS.

Devemos saber que nosso direito termina, quando começa o direito do outro. Por mais que sejamos honestos, francos, sinceros, não podemos sair por aí agindo da forma como bem entendermos, achando que estamos amparados e protegidos por opiniões sinceras. Todos tem a sua verdade; eu tenho a minha, você que me lê, tem a sua. As divergências são naturais, cada um pensa de uma forma, e que bom que é assim. Imagina um mundo onde todos fossem exatamente iguais? Devemos então RESPEITAR o próximo, sermos honestos, sinceros, mas com o cuidado de não ferir o outro.

Minha resposta é : "Desculpe, mas isso é grosseria. Tenha mais educação e respeito, obrigado!" 

3 comentários:

Unknown disse...

Bom victor a minha opinião é que eu sou muito sincera. Mais quando uma pessoa ta errada e voçê tenta mostrar o caminho certo, ela diz que voçê é grosseira,em nemhuma epoteze ela vai dizer que voçê foi delicado, por falar o que ela não queria ouvir. Ela vai te chamar de o dono ou a dona da verdade. Juliana cristina

Cibele disse...

Essa frase " Desculpe mais eu sou sincero" é muito usada por pessoas que confundem sinceridade com grosseria.


Adoro seu blog. Bjo.

Dri Fantini disse...

Adorei o texto! É perfeito!

Postar um comentário