quinta-feira, 8 de março de 2012

O racismo


Definição: "Conjunto de opiniões pré-concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial. Tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter  e inteligência ou manifestações culturais."

Ano de 2012, e muitos devem pensar que esse preconceito racial já não existe mais, ainda mais em um país com uma diversidade tão grande de raças e culturas, como o nosso Brasil. Infelizmente, ainda existe e o pior, está cada vez mais sutil e camuflado esse preconceito. Antes de mais nada, vou contar uma história para vocês.

Como muitos sabem, eu sou psicólogo, com certa experiência para lidar com os assuntos trazidos pelos meus clientes, sem me abalar. Mas hoje, um atendimento me deixou muito abalado, e eu chorei junto com uma cliente. Ela é uma menina linda, com um sorriso aberto, com um olhar alegre, vivo, sempre brincalhona, feliz. Mas hoje, apagaram aquela alegria, aquela esperança. Estava com um olhar triste, distante e logo pude perceber a diferença. Havia sido alvo de brincadeiras racistas, pelo simples fato de ser negra. Ela chorava de um jeito tão sentido, que eu não pude deixar de chorar junto.

Sim meus amigos, homem também chora; psicólogos também. O que senti hoje, me deixou muito triste; foi um choro por ela, um choro por todos aqueles que sofrem preconceito, um choro por ainda termos um pensamento tão pequeno. Somos todos humanos, todos perfeitos, todos lindos! Ninguém pode ser melhor ou pior do que alguém, por ter uma raça diferente. O que levamos da vida não é a casca que nos envolve, que é o nosso corpo. O que somos, é a nossa alma, a nossa essência, o que vive dentro da casca. 

Espero viver tempo suficiente para, um dia, não precisar mais ver uma criança chorar por ser negra, branca, ou seja lá a raça que for. Todos nós somos humanos, e temos o DIREITO de viver em paz, e o DEVER de permitir que os outros vivam em paz. Ter com o próximo o mesmo respeito e consideração que gostamos de receber.

Racismo não leva a lugar algum. É difícil acabar completamente com o preconceito, mas não devemos desistir. O mundo está seguindo em frente, estamos cada vez mais esclarecidos, cada vez mais inteligentes. Constantes mudanças acontecem, e continuarão acontecendo.

 E "NUNCA É TARDE PARA MUDAR"...

1 comentários:

Nikki disse...

adorei o texto, muito bom mesmo! concordo totalmente e faço minhas as suas palavras... parabéns

Postar um comentário