quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tente ouvir mais


É comum e rotineiro, pessoas que chegam até mim, falando que levam jeito para ouvir o que outras tem a dizer. Infelizmente, nem sempre isso acontece na realidade. Não que seja mentira das pessoas que falam que gostam de ouvir, mas existe uma complexidade no "ouvir". Pergunta inicial: será que somos mesmo capazes de ouvir?

Antes, é bom deixar claro que todos podem treinar essa prática do ouvir, não é tarefa exclusiva de psicólogos, por exemplo. Ouvir é uma arte, ouvir é uma doação de sua atenção, e não deixa de ser uma troca. Acredito que um bom ouvinte, é aquele que, antes de ouvir o outro, consegue ouvir a si mesmo. Estranha essa idéia de ouvir a si mesmo, não?! Para quem nunca tentou, que tal pensar agora, relaxar, respirar fundo e se escutar um pouquinho? O que fala essa pessoa que mora dentro de você?

Para compreender melhor o outro, é importante entender primeiro, quem é você, o que sente, o que pensa, tentar buscar os sentimentos mais profundos. Quanto mais nos conhecemos, mais aptos estaremos à ouvir. Todos nós temos a necessidade de sermos ouvidos, é maravilhoso quando alguém se propõe a escutar, realmente, outra pessoa. Parece algo tão simples, porém ouvir não se resume a entender as palavras.

Ouvir, muitas vezes, requer que nos deixemos de lado por uns instantes, para entender a verdade do outro. É se colocar no lugar, tentar "enxergar a vida pelos olhos do outro". Escutar o som, escutar a alma. Partir em direção a mundos desconhecidos, ter a experiência de enxergar o mundo do outro. Mergulhar profundamente, buscando conhecer e decifrar todos aqueles mistérios.

Que possamos continuar OUVINDO! Cada vez mais...

   


1 comentários:

Esteticista Fernanda disse...

..era tudo qui eu precisava ouvir hj ...texto fantastico ...parabens e ...brigadao, isso me fez analisar meus conceitos !!! PERFEITO DEMAIS

Postar um comentário