terça-feira, 15 de maio de 2012

O suicídio


Definição básica: Ato intencional de matar a si mesmo, ou seja, tirar a própria vida. O suicídio é mais do que querer morrer, é mais que desistir de viver. O sujeito que se suicida, acaba consigo mesmo. O pior de tudo, é que cada vez mais aumentam os casos de pessoas que optam por tentar tirar a própria vida. Os motivos para algumas pessoas tentarem se matar, são vários, mas resumidamente, percebo que existe alguns pontos em comum entre todos os casos: a falta de expectativa, de mudança, de melhora. Todos que optam por tentar o suicídio, perderam a ESPERANÇA!

Em minha vida profissional enquanto psicólogo, infelizmente já atendi vários casos de pessoas que pensam em suicídio, que tentam o suicídio ou já tentaram algum dia. E ao meu entender, ninguém quer morrer, o "tentar se matar" é um grande pedido de socorro. Vejo nos olhos de cada uma dessas pessoas, um "olha pra mim", "percebe que eu existo", "por favor, me escute, ao menos, 5 minutinhos".

Não preciso ter tentado me matar um dia, para compreender o que leva alguém a procurar a morte. As vezes, a dor é tão profunda, é tão difícil encarar certas situações, existem tantas decepções, tantos problemas. Parece que tem épocas que nada dá certo, que tudo que você tenta fazer, dá errado. Tem horas em que a cruz que carregamos é pesada demais, e faltam forças para continuar lutando. Você procura por pessoas que se diziam amigos, e percebe que a maioria não sabia o significado de AMIZADE; é muito fácil ter amigos por perto quando tudo vai bem; o difícil é ter amigos por perto, quando TUDO VAI MAL!

Apesar de todos os problemas, eu vejo a vida como uma GANGORRA. De um lado da gangorra, está a FELICIDADE; do outro lado, a TRISTEZA. A vida é a oscilação que nos faz subir e descer, alternar os dois sentimentos. O equilíbrio, seria a vida ideal, onde a GANGORRA não sobe e não desce. Imaginando a vida como uma gangorra, não me iludo com os momentos de extrema felicidade, nem me desespero com as dificuldades e as tristezas rotineiras. Afinal, a vida vai seguir, e a gangorra vai voltar a subir e descer.

"Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho. Quando tudo está perdido, sempre existe uma luz...". Nunca deixe de lutar, nunca desista de você! Para você que me lê, eu digo, eu sei que você pode, eu CONFIO EM VOCÊ! Nunca se esqueça, para todo PROBLEMA, existe uma SOLUÇÃO!

1 comentários:

Unknown disse...

EU TENHO UM CASO DE SUICÍDIO NA MINHA FAMÍLIA, FAZ UMA ANO DA MORTE DO MEU PRIMO, ATE HOJE AO LEMBRAR FICO HORRORIZADA. MINHA FAMÍLIA SEMPRE FICAVA PERGUNTANDO ENTRE SI : PQ ELE FEZ ISSO. ELE TINHA FILHOS, ERA JOVEM, NA VERDADE ISSO ACONTECEU PQ MEU PRIMO ESTAVA ENVOLVIDO COM DROGAS.

Postar um comentário