sábado, 13 de outubro de 2012

Nissim "Our FAIL"


Certo dia, alguém me perguntou se eu já visto o novo viral da internet, o sucesso "Nissim Ourfali", o menino que ia para a Baleia. Então eu assisti, e por incrível que pareça, eu não achei muita graça, para o espanto de muitas pessoas. Na mesma hora, me veio à cabeça outros sucessos, como a Luiza do Canadá, a Família "Para nossa alegria", entre outros. Mas havia uma diferença, dessa vez, tratava-se de uma criança, que em nenhuma parte do vídeo, pareceu fazer graça. Baseado nesse pensamento, teremos a reflexão de hoje: Nissim "Our Fail" (tradução: Nossa falha).

Antes de mais nada, é importante entender o tal "Bar Mitzvah": seria uma espécie de comemoração de aniversário dos meninos judeus, sendo uma das mais importantes e marcantes na vida de um judeu. Acontece uma cerimônia baseada na Bíblia Sagrada, onde Jesus Cristo, aos 12 anos de idade, foi pela primeira vez, levado ao templo (Lucas, capítulo 2), conforme mandava a tradição. Para comemorar os 13 anos de Nissim, quando seria comemorado seu Bar Mitzvah, a família dele resolveu inovar, contratando uma empresa para fazer um vídeo. Foi assim que surgiu o vídeo assistido por milhões de pessoas.

Então, eu não tive como achar graça do vídeo, pois para mim, claramente, aquilo era uma homenagem. Por mais engraçado que pareça, estamos falando da vida de um menino, da vida real dele, de todas as coisas que ele gostava, da sua cultura, da sua fé, e de uma das fases mais importantes da sua vida, a comemoração do seu Bar Mitzvah. E o que fizemos com a história do menino? Fizemos piada, deboche, ridicularizamos uma criança e toda sua história de vida. Imagine o transtorno causado para ele? Imagine como é ser chacota nacional?

E muita gente vai dizer: "ahhhh, mas ele ficou famoso!". Vocês gostariam de ser famosos as custas da ridicularização da sua pessoa, da sua vida real e da sua história?!

Como eu já imaginava, Nissim sentiu os efeitos dessa "fama", e a família dele resolveu processar o google¹ pelos sérios transtornos que essa exposição causou à vida do menino. Ao contrário de outros virais da internet, Nissim não queria fazer graça, nem queria fama, e era apenas uma criança cantando de forma divertida, a sua vida. Nissim deixou de ir para Baleia, para começar a fazer visitas à um terapeuta, e agora "agradece" à todos nós, que fizemos dele "um sucesso". Desculpe Nissim, "Our Fail" (tradução: nossa falha)!



(1) fonte: http://m.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/10/familia-de-nissim-ourfali-processa-google-apos-video-virar-piada-na-web.html

0 comentários:

Postar um comentário