quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O egoísta



"Primeiro eu, segundo eu e terceiro, eu" - no pódio do egoísta, são essas as colocações. Sempre sua opinião, seus interesses, desejos, estão em primeiro lugar. Não existe "nós", existe "eu e você(s)". O egoísta quer apenas se agradar, pensa em si, e até quando parece estar pensando nos outros, procura tirar alguma vantagem na situação.

É comum no egoísta ter a memória curta, lembrar apenas do que lhe interessa. Se fez algo que deu certo, lembra apenas do que fez, orgulhoso, encara como mérito pessoal. Qualquer papo de agradecimento, é demagógico, dito da boca pra fora. Esquece de todos que o ajudaram, esquece a contribuição das pessoas no seu sucesso. Acha sempre que fez mais que todo mundo, que merece mais que os outros!

Quando tenta ajudar alguém, quer que essas pessoas sejam subordinadas as suas vontades. É como ajudar, mas querer o outro como um puxa-saco, um capacho, obediente as suas vontades, enaltecendo sempre o egoísta, o favorecendo, o agradando em tudo. A máscara do egoísta logo cai quando ele é contrariado pelos capachos que ele diz serem seus amigos. Aí o "amigo" do egoísta, perde seu posto, na primeira negativa das vontades do sujeito egoísta. 

Entretanto, o egoísta acaba caindo na sua própria cilada. Se ele não é amigo de ninguém, também não consegue ter amigos sinceros. Sua vida é toda de mentira, assim como seus discursos e ações. Suas conquistas são para mostrar para os outros, e não para serem compartilhadas. E um dia isso cansa, um dia o egoísta se dá conta do enorme vazio que é a sua vida.

O egoísta se acha invejado quando consegue sucesso em suas atividades, quando a maioria tem é pena de pessoas assim. O egoísta não se dá conta de que o prazer da vida não está no "ter" e sim no "ser". Quem é você egoísta? A quem quer enganar?

No fundo, o egoísta sabe quem é, e sabe quem os outros são. Pensando só em tomar dos outros, o que quer para si, o egoísta acaba esquecendo as coisas boas que existem nele. Quer mais, mais e mais, nunca está satisfeito, nunca está em paz. Como se conhece tanto, sabe que precisa conquistar muito ainda, para buscar um valor que outros tem naturalmente.

E se de alguma forma essa reflexão for lida por alguns egoístas, a mudança de atitude muda a vida de um ser. A partir do momento que reconhecemos nossos erros e defeitos, a felicidade real é atraída como um imã para um sujeito que se arrepende e muda! Nunca é tarde, lembre-se que a maioria dos egoístas acabam sozinhos...adianta ser um rei solitário?

0 comentários:

Postar um comentário