segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Fogos de artifício


Som ensurdecedor, bombas explodem nos céus enquanto todos assistem à cena. Meu cachorro corre desesperado no quintal, pula na janela da sala, batendo com suas patas no vidro, em um nítido pedido de socorro. O filho do vizinho chora assustado, com medo. Vejo luzes iluminando o céu escuro, enquanto as pessoas gritam felizes: Feliz Ano Novo!

Por mais que pareça, não é uma guerra, mesmo que alguns até comemorem dando tiros para o alto em meio aos fogos de artifício. Conta a lenda que a celebração com fogos de artifício surgiu na China, e apesar de o som assutar alguns chineses, eles tinham o objetivo de espantar os maus espíritos. Com o passar do tempo, esses fogos de artifício foram sendo melhor elaborados, e hoje viraram tradição no mundo inteiro, para celebrar ocasiões especiais, sempre envolvendo algum motivo de felicidade a ser comemorado.

Em minha infância, sempre tive medo dos fogos de artifício, olhava para o céu sem chorar, mas a cada explosão, meus olhos piscavam de forma ritmada. Pudia ver que as flechas subiam e algumas caiam com violência quando voltavam ao chão. Mas podia reparar que crianças sempre choravam de medo e precisavam ser consoladas, os animais entravam em pânico; nas árvores, pássaros voavam em bando, sem direção; cachorros, gatos, corriam para baixo de qualquer superfície que pudesse escondê-los.

Trago esses pensamentos desde cedo, apesar de admirar a beleza de cores e efeitos em nosso céu, nunca consegui abstrair o sofrimento causado pelos fogos, à crianças e, principalmente, animais. Era impossível estar totalmente feliz naquele momento, enquanto crianças choravam e animais estavam em pânico. Queria ver a queima de fogos, e até queria que continuasse por mais tempo, mas em contrapartida, queria que acabasse aquilo de uma vez, para que nossas crianças e nossos bichos pudessem voltar a ficar em paz.   

Não sou um opositor dos fogos de artifício, apenas acredito que a boa diversão é aquela onde todos se divertem e ficam em paz, onde se agrada ao maior número possível de pessoas e seres vivos em geral. Será que com toda a tecnologia que temos, não é possível inventar um tipo de fogos de artifício sem o som? Ou mesmo uma outra coisa que possa ter o mesmo efeito visual, sem incomodar tanto?

Tento fazer o meu cachorro ficar calmo sempre que passo a virada do ano em casa, e digo que tudo vai ficar bem. Ainda bem que logo ele volta ao normal. Mas eu penso: "se meu cachorro falasse, como eu iria explicar que fazemos isso para comemorar?"

Ele ia rir e me dizer: "Ainda dizem que nós é que somos irracionais!"


0 comentários:

Postar um comentário