segunda-feira, 8 de julho de 2013

É preciso saber perder!


"O importante é competir", diz o ditado popular repetido por um grande grupo de pessoas. Uma pequena minoria, vai além, e acredita que o importante mesmo é vencer, pois competir é para os fracos; os fortes e os melhores, devem sempre sair vitoriosos. Vivemos em uma sociedade extremamente competitiva, e somos incentivados a quase guerrear todos os dias numa competição sem fim. O que ninguém te ensina é que: "É preciso saber perder!".

Lembro da competição desde pequeno, mesmo nos primeiros anos de escola, o chamado "maternal"; quem desenhava melhor, ganhava prêmio e seu desenho ficava colado no mural; quem não faltava e fazia os deveres, ganhava estrelinha no caderno, junto com um parabéns escrito pela professora. Quem terminava as atividades primeiro, era esperto; quem demorava, era o "lerdinho". Ao longo dos anos isso vai piorando, e quanto mais crescemos, maior é a competição.

E eu me perguntava: "Por que eu tenho que competir? Por que sempre um tem que ganhar e o outro perder?"

A questão é que isso não é sempre uma escolha. Está certo que muitas vezes, existe a opção de não acontecer competição, mas em determinadas ocasiões, precisamos lutar pelo que queremos. Entretanto, nem sempre lutar é competir, muito menos jogar sujo, ou dar tanta importância à vencer. Quando entramos numa competição obsessiva, isso nos torna escravos de uma guerra sem fim, de sermos melhores do que alguém.

Muitas vezes já me disseram que venci, disseram que eu fazia algo melhor que outros. Mas quem julga isso? Somos melhores ou piores de acordo com alguém, certo? Será que todos que julgam quem é melhor ou pior, agem com imparcialidade? Será que somos julgados pelo TODO, e não por MOMENTOS?

É importante o autoconhecimento, e principalmente, a busca de uma superação pessoal nossa. Não devemos competir com alguém, e sim, tentar ser melhor que nós mesmos. Não importa ser melhor que ninguém, seja lá quem esse alguém seja; importa é ser o melhor que VOCÊ pode ser, apenas isso. Faça o melhor para você se superar, não para superar alguém. Não se cobre a perfeição, não se cobre ser melhor em tudo, todos temos facilidades para certas coisas, dificuldades para outras. O que importa não é competir, o que importa é sermos felizes, sermos os melhores que pudermos ser, nada além disso.

Só se importa em perder quem compete com os outros. Para quem busca superação pessoal, perder é apenas um incentivo para querer melhorar ainda mais, é um aprendizado. Perder, sem se abater!


0 comentários:

Postar um comentário