quarta-feira, 17 de julho de 2013

Generalização


Definição: "Tornar geral, não fazer restrições individuais; vulgarizar; difundir; tornar comum."

Confesso que me incomoda muito quando vejo pessoas que rotulam toda a sociedade, baseadas em um pequeno grupo de pessoas. Me dá a sensação de que querem nos fazer acreditar que todo mundo é igual, desprezando a nossa individualidade, desprezando as nossas diferenças. Ou então, procuram logo nos enquadrar em algum dos diversos grupos pré-determinados por ideias sem fundamento algum. Como é estúpida a ideia da GENERALIZAÇÃO!

Se pararmos para pensar, somos rotulados por tudo: pela forma como nos vestimos, pelos nossos costumes e comportamentos, pelo nosso modo de agir, pela nossa formação escolar e/ou universitária, pelas nossas funções na vida, pelo nosso estado civil; exemplos não faltam, até pela música que você ouve, ou o time que você torce, te rotulam ser de um certo jeito. E o pior, quando se é rotulado, ainda acham ruim contigo quando você "foge dos padrões" por eles estabelecidos. Alguém anda dizendo por aí, como é, para todo mundo ouvir? Ou se definindo de um jeito fixo e imutável? E que direito você dá a alguém para te julgar, ou achar que está certa ou errada a sua maneira de ser e agir, baseando-se na generalização?

Isso cansa, pois nos cobram que sejamos de um jeito, que não prometemos a ninguém que seríamos. Uma pessoa responsável, pode muito bem ter momentos de irresponsabilidade; o calmo, pode se estressar e ficar nervoso; o bondoso pode cometer alguma maldade, sem querer ou querendo; etc. A questão é que não sabemos meus queridos, o ser humano é imprevisível, e diante disso, não podemos garantir absolutamente nada.  

Pior do que isso, é a generalização onde somos rotulados baseados em informações primárias, como pelo seu sexo, por exemplo. Homem age assim; mulher assado. E logo vem o famoso TODO(A) homem/mulher faz isso, NENHUM(A) homem/mulher é de determinada forma. Ou seja, te julgam sem o menor conhecimento de quem você realmente é, e ainda acham que pelas experiências que tiveram ao longo da vida, "sabem" conhecer as pessoas, a partir dos seus pré-conceitos.

Portanto, acredito que a generalização nunca ajuda, mesmo quando determinado grupo age como você. Pois podemos ter semelhanças, mas não podemos esquecer das diferenças, da individualidade. Ninguém é igual a quem quer que seja! Podemos nos enquadrar em diversos estilos, diversos modos, somos livres. Não devemos generalizar, e sim aprender com as diferenças!

Você é igual à todo mundo?

0 comentários:

Postar um comentário