segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A verdadeira mudança


Chega um dia em que as coisas não podem continuar mais como eram antes, existe não só uma vontade, mas uma necessidade de que tudo seja diferente. Esse dia chega para a maioria das pessoas, cansadas de repetir os mesmos erros, de ter os mesmos tropeços, parecendo um filme que se repete e você, embora saiba o final, acaba se surpreendendo e se machucando de novo. Arrependimento ou culpa não ajudam em nada, e quando você entende isso, chega a hora: "A verdadeira mudança".

Quando a gente erra, é bem mais fácil colocar a culpa em alguém, transferir a responsabilidade, elegendo um algoz, ficando no papel de vítima. Difícil é admitir o que se fez e o que continuamos fazendo; nem sempre a culpa é totalmente nossa, mas diversas vezes, existe sim uma grande parcela de responsabilidade nossa. Mesmo quando erramos e estamos conscientes disso, a culpa em nada ajuda. Não devemos mudar por sentimento de culpa, e sim, mudar por "consciência do erro", digamos assim, mudar por perceber que aquele caminho não era legal, mas sem estacionar na estrada, e sim, continuar seguindo em frente.

É assim que eu percebo a verdadeira mudança; quando mudamos por vontade própria, quando não mudamos para agradar alguém ou por arrependimento/culpa, ou mesmo por obrigação. A mudança simplesmente vem de dentro, espontaneamente, é natural e não há um "forçar a barra". Quando não vem de dentro, quando não é natural, existe um certo "faz de conta", uma atuação de um papel a ser seguido, você cria um personagem que não é você, e passa a ser um ator/atriz.

Não se preocupe se a sua hora de mudar ainda não chegou, tudo acontece no tempo certo e na hora exata. Caso você sinta alguma culpa ou arrependimento, use isso como ensinamento, não como punição. Faça diferente por vontade de não querer que algo ruim se repita. E aí, tentando evitar o mal, você segue o caminho certo, o bem. A bússola que te guia para o caminho do bem é seu coração, é ele quem te diz para onde quer ir; quando estamos errando o caminho, dentro de nós, sensações estranhas acontecem, e o coração bate diferente, meio que fora do compasso. Quando estamos no rumo certo, parece que ele bate mais tranquilo e feliz.

Não mude por algo ou por alguém. No dia que quiser mudar, MUDE POR VOCÊ! Toda borboleta, um dia já foi lagarta; um dia já rastejou lentamente pelo chão, e hoje pode voar...pense nisso!

 #Nuncaétardeparamudar


2 comentários:

Suely Oliveira disse...

Cara, você arrasa nas palavras. Gostei muito do texto. Eu estava, realmente, precisando ler algo assim. Parabéns! E obrigada por compartilhar "comigo" tamanha sabedoria.

Anônimo disse...

Realmente palavras sabias era o que eu precisava ouvir quando a vida não vai bem costumamos fazer um teatro para tentar cubrir o que não conseguimos mudar ou seja tentar amenizar a dor mais quando a mudança vem do coração e esse desejo é verdadeiro podemos mudar as coisas com nosso esforço é necessario trabalhar duro pra resolver nossos problemas

Postar um comentário