sábado, 31 de agosto de 2013

Julgamento


As vezes me sinto triste, por perceber que vivemos sendo julgados. Todos nós passamos por isso, o que quer que a gente venha a fazer, vai ter gente achando defeito, criticando, menosprezando. Somos bombardeados diariamente por "juízes", que gostam apenas de julgar, mas não gostam de ser julgados. Se fazemos algo, está errado; se deixamos de fazer, também está errado. Eu pergunto pra vocês, e quando é que está certo? Ninguém escapa do "JULGAMENTO"!

Eu me irritava profundamente com isso, por muito tempo. Até que eu percebi que era impossível agradar à todos, e por mais que eu me esforçasse, não dava e parecia não ser o suficiente. É difícil compreender que cada um tem sua vida, seus problemas, seus desafios particulares, que cada um pensa de uma forma, e vive da maneira como mais lhe agrada. É preciso entender que seus amigos não são iguais a você, e nem deveriam ser, pois todos somos diferentes e únicos.

Quando a pessoa não trabalha, os "juízes" a chamam de vagabunda; quando trabalha demais, se torna ambiciosa, viciada em trabalho. Se você não se exercita, é sedentário e molenga, mas se faz exercícios, é bombado e fútil. É como se tivéssemos "obrigação" de sermos bons, o tempo todo; se somos bons demais com os outros, acabamos virando os idiotas, e logo aparecem os "juízes" dizendo que você não tem pulso firme, que não tem o respeito de ninguém, e é bobo para as pessoas. Se você se revolta, rebate no mesmo tom a quem te desrespeita, aí é simples, julgam que você não presta!

Cobranças e mais cobranças, pisando em ovos, somos obrigados a pisar bem de mansinho para não quebrar. Entretanto, as críticas não cessam, os "juízes" nunca irão parar de julgar. Chega a ser um absurdo exigirem de nós, algo que não é deste mundo, a perfeição. Devemos ser perfeitos, num mundo que passa longe da perfeição? Devemos ser perfeitos devido à julgamentos sem fundamento dos maravilhosos "juízes" que fazem parte de nossa sociedade? Que direito temos de julgar os outros?

O mais engraçado é que quem te julga demais, muitas vezes tem atitudes bem parecidas ou até piores do que as atitudes que vivem criticando. E mais, essas pessoas tendem a ter um peso e duas medidas; se alguém que eles amam faz alguma das coisas que eles tanto reparam, os "juízes" procuram abafar o caso, inverter a história, ou simplesmente mudar de opinião. Olha que legal, o que "não podia, agora pode"!

"Enquanto a caravana passa, os cães ladram"; latir é permitido, pode latir a vontade!

0 comentários:

Postar um comentário