quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A indiferença


Ofensas, xingamentos, discussões acaloradas, agressões físicas e/ou verbais, tudo isso é evitado pela maioria de nós, por ser sempre uma situação desagradável de se viver. Entretanto, pode-se dizer que existe uma exposição do que se sente quando essas coisas ocorrem, existindo verdade, sinceridade e principalmente, UMA ATENÇÃO com o outro, apesar de tudo. Hoje vamos falar do pior "tapa na cara" que se pode dar em alguém: "A indiferença".

Definição: "Característica de alguém que se mantém de maneira tranquila, não demonstrando preocupações, se comportando de forma indiferente face a algo ou a alguém; ausência de interesse; sentimento de apatia ou incapacidade para responder quaisquer atividades estimulantes. Condição de alguém que não se deixa influenciar pelos sentimentos ou responde aos mesmos."

Muitos irão discordar de mim, mas reafirmo que a indiferença acaba doendo e machucando ainda mais que qualquer resposta, qualquer ofensa ou agressão. Até mesmo seus inimigos querem que você os perceba, que se importe, que preste atenção, aquele: "ei, estou falando com você!". E nada é mais desagradável que a pessoa nem se importar, não responder, não jogar indiretas ou esbravejar; simplesmente virar as costas e ir embora, como se não fosse com ela.

O mais interessante é que, para ser indiferente, não se pode forçar a barra. Algumas pessoas tentam usar isso como tática, mas isso nunca funciona, chega uma hora em que a máscara cai e demonstra-se algum sentimento, alguma reação ao outro. Para estar indiferente de verdade, precisa ser aquela sinceridade do fundo do coração, de REALMENTE NÃO SE IMPORTAR. Dar desprezo mesmo, ter total desinteresse pelo que o outro fala, pensa, faz ou deixa de fazer. Tanto faz, não importa!

Mas vale ressaltar que ser indiferente, muitas vezes é o melhor que se pode fazer, não por vingança ou por algo premeditado. Ao longo da vida, muita gente te chamará para o confronto, para o conflito, e ninguém sairá ganhando caso isso acabe acontecendo. Se o outro vai se magoar por sua indiferença, é problema dele, não seu. Dê atenção ao que te importa, àquilo que você considera e valoriza. O resto, é total perda de tempo, ignore!


9 comentários:

@Lizandrastar disse...

Adorei, é assim mesmo. A indiferença é usada como tática mas, quando verdadeira, é uma das piores coisas que alguém pode oferecer ao outro.

André disse...

Ser é indiferente nunca é o melhor a se fazer. Não existe gesto mais degradante que a indiferença. Degradante não pára o "sujeito" da indiferença, pois ele é indiferente e nada o afeta, degradante para o objeto da indiferença.
Uma frase para o autor que eu acredito não conhecer na profundidade o que é indiferença: "A liberdade da indiferença é o grau mais baixo de liberdade" (Descarte)

Outro frase:
"A indiferença é perversa, desumana. Dói por ser invisível, indolor e aparentemente inofensiva. Ela anula a possibilidade de relação ou mesmo conexão. Ao contrário do ódio, que cegamente impede relação, mas que, emocionalmente, pode se tornar o elo de ligação entre pessoas e grupos.".

Bia Willcox

Victor Neves disse...

Caro André,

Entendo perfeitamente os vários significados de indiferença, e tive o cuidado de ainda descrever no inicio do texto a definição que eu estou utilizando para escrever este post. Não confunda significados como, por exemplo, "ser indiferente diante de uma agressão à um idoso ou à um animal" com "ser indiferente diante das ofensas pessoais de um inimigo, que visa um confronto do qual, não necessariamente, você precisa participar".

De toda forma, este é um espaço democrático, fique sempre a vontade para comentar e expor seu ponto de vista.

Um abraço!

André disse...

“Ao longo da vida, muita gente te chamará para o confronto, para o conflito, e ninguém sairá ganhando caso isso acabe acontecendo. Se o outro vai se magoar por sua indiferença, é problema dele, não seu.”.
Só quero ressaltar aqui que aquele que pode estar chamando para o “confronto” e “conflito”, pode estar tendo um gesto mais humano do que aquele que age com postura indiferente.
Mas claro, isso varia em cada caso.
Esse é um assunto complexo para se desenvolver em poucas linhas.
Eu, em virtude das minhas idiossincrasias, acredito ser a indiferença o pior comportamento humano.

Victor Neves disse...

Eu compreendo o que você está querendo dizer André, e até concordo contigo dependendo do caso, como você mesmo falou. Eu me interesso por debates sadios como esse, uma troca de ideias construtivas, e esse é, também, um dos objetivos do blog, ainda acaba sendo um complemento para o texto e para os demais leitores. Então vou tentar esclarecer meu ponto de vista, um pouco mais:

Existem elos que criamos o tempo inteiro com as pessoas, e é esse elo que nos liga e que nos une uns com os outros. E resumidamente falando, acredito em 2 categorias opostas de elo; o elo de "amor" (podemos incluir amizade, afeto, paixão, etc) e o elo de "ódio" (raiva, rancor, inveja, mágoa, por aí vai). O fato é que, para existir elo, é necessário que ambas as partes se conectem.

Na minha opinião, os "elos de amor" são sempre válidos, sempre produtivos e construtivos. Já os "elos de ódio", só acho dignos caso exista alguma razão fundamentada para você topar se unir a isso, como por exemplo, admitir que se tem culpa, reconhecer que de fato um erro seu pode ter motivado o outro a querer se ligar contigo de forma negativa.

Entretanto, em diversos casos, acredito que até em sua maioria, as pessoas tentam entrar num elo de ódio por motivos fúteis e banais, como: "não gosto dele porque ele é gordo, magro, bem sucedido...não gosto dele porque ele não fez o que eu queria". Enfim, em poucas linhas é difícil explicar tudo que eu gostaria de dizer, apenas sinto que é como um presente que querem te dar, se é um presente carinhoso, dado com boa fé, você aceita; se for uma bomba, e você acredita não merecer aquilo, não se recebe este presente.

Muitas pessoas vão ter raiva até pela constatação de que o outro é feliz, e esse tipo de elo não contribuirá em nada, na vida de ambos os participantes. Nesse sentido é que acho a indiferença válida, pois uma vez que você não se conecta em um elo de "ódio", esse ódio inicial, em pouco tempo, se dissolve, e o que poderia acabar em guerra, acaba em paz. Já dizia o ditado: "Quando um não quer, dois não brigam!"

Obrigado pela troca de ideias André, e desculpe se houver alguns deslizes, pois estou escrevendo esse comentário com um pouco de pressa.

Um abraço!

Anônimo disse...

Quando a pessoa e indeferende e porque gosta e nao assume

Unknown disse...

Indiferença, melhor sentimento. Melhor que o amor melhor que o ódio, sempre vence é supera expectativas.

Ruslan Queiroz disse...

O homem que conhece a corte é SENHOR de seus GESTOS, de seus OLHOS e EXPRESSÃO. É um HOMEM PROFUNDO, IMPENETRÁVEL. DISSIMULA as más ações que comete, sorri para os inimigos, CONTROLA SUA IRRITAÇÃO, DISFARÇA AS PAIXÕES, REJEITA O QUE QUER O CORAÇÃO, FALA E AGE CONTRA OS SENTIMENTOS”. (Jean de La Bruyère, 1645-1696)

Anônimo disse...

Minha avó sempre disse que a indiferença dói mais que um tapa. Sim, dói mesmo, por isso as vzs a melhor luta, a melhor solução é a indiferença. Pode parecer crueldade, mas um embate é desgastante e nem sempre tem um final legal. Prefiro ser indiferente do que me desgastar, principalmente se tiver ctz de que não vale a pena.

Postar um comentário