quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tudo que seu mestre mandar, faremos todos!


Quem brincava na infância, lembra com saudade da brincadeira "tudo que seu mestre mandar, faremos todos". Escolhia-se o mestre, que dava a ordem, e todas as crianças que participavam, tinham que obedecer. Por exemplo, se o "mestre" mandasse pular numa perna só, todos obedeciam e pulavam. Eu brinquei muito disso quando criança, e acredito que a maioria dos leitores também.

Atualmente, consigo pensar um pouco mais a fundo, e vejo que a brincadeira imita a vida real. Se pararmos pra pensar, existem muitos "mestres" por aí agindo da mesma forma; na internet, é o que mais se vê. Pessoas que conquistam um certo prestígio, e com um jeito engraçado, parecendo despretensioso, inventam ações em massa, para que outras pessoas façam a vontade do "mestre". Essas campanhas acontecem muito com a rede social Twitter, com as famosas "hashtags", diariamente divulgadas para seus seguidores fazerem as brincadeiras criadas pelo "mestre".

O que ninguém se dá conta, é que muitas vezes, existem interesses em jogo. Os tais mestres brincam com seus seguidores como marionetes, impondo suas vontades de forma bem sutil. Se eu sou o mestre, por exemplo, posso prejudicar pessoas que "eu como mestre, não quero bem", e fazer com que uma avalanche de ofensas atinjam meus inimigos pessoais, os colocando como vilões muitas vezes. Além disso, é uma demonstração de poder, e uma intimidação, visto que se alguém se meter comigo, e "eu sou o mestre", mando todos os meus seguidores atacarem no dia e na hora que eu quiser.

O mais grave nisso tudo, é que existem mestres bem idiotas, que não se preocupam com as consequências de uma brincadeira, e onde não dá direito ao outro de se defender. Imagine você ser atacado por uma avalanche de ofensas "engraçadas", sendo uma pessoa contra milhões? É como uma surra de bando, onde quem apanha não tem a menor chance de se defender; além disso, nunca é levado em conta a história e os sentimentos da pessoa alvo, a família da pessoa ofendida, etc. Ainda mais grave, é que constantemente, TODOS NÓS acabamos entrando na brincadeira, e sendo marionetes nas mãos de um "mestre", e nem nos damos conta disso.

E ainda tem gente que acha que a internet é território livre, onde se fala e se faz o que bem entender. Ninguém entende que existem "mestres" agindo sutilmente, impondo suas vontades, divulgando seus pensamentos e nos bombardeando com informações favoráveis à eles. Estamos meio velhinhos pra brincar disso, não acham?

Tudo que seu mestre mandar, faremos todos?


#Nuncaétardeparamudar

0 comentários:

Postar um comentário