quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Malandro x Esperto


É comum pessoas confundirem o chamado "malandro" com um sujeito esperto. Para reparar este equívoco, venho diferençar os dois sujeitos. Primeiro o malandro, sujeito cheio de artimanhas, sempre tentando levar vantagem em tudo, custe o que custar; engenhoso, sutil, com uma lábia apurada, esse sujeito consegue levar muita gente no papo, enganando à todos, manipulando, de um jeito que dificilmente é descoberto. Já o esperto, resumidamente, seria um sujeito astuto, inteligente, antenado, olhos bem abertos.

O malandro faz questão de assumir sua malandragem, chega logo dizendo que os outros são manés, com aquele pensamento de superioridade. Logo após praticar sua malandragem, se vangloria, conta pra todo mundo, ridiculariza suas vítimas, acha que sua malandragem é tão bem feita a ponto de nunca ser descoberta. Justifica sua forma de agir, se baseando na "falta de inteligência" das outras pessoas, e pelas fraquezas dos outros, diz que eles merecem mais é serem enganados mesmo. O problema do malandro é que ele é arrogante, e acaba se perdendo no seu excesso de confiança e na sua falta de humildade.

Um dia, o malandro encontra pela frente um cara esperto. Sabendo com quem está lidando, o esperto se faz de bobo, e dá bastante corda para o malandro; mas não é uma batalha fácil, é quase um jogo de xadrez, onde se vence nos detalhes. O malandro acaba achando que vai enganar mais uma vítima, e extrapola. Mais humilde, o esperto respeita a inteligência do malandro, mas arma sua jogada e sabe que venceu o jogo muitas jogadas à frente de decretar o xeque-mate.

Ambos os sujeitos são inteligentes, entretanto, um usa sua inteligência para o bem, o outro, para o mal. Um malandro nunca vencerá um sujeito esperto, por mais que tente e insista. Sabem por quê? O sujeito esperto sabe muito bem que tudo que se faz, tem consequências, se algo é ganho desonestamente, isso não é uma vitória justa, e a vida se encarrega de resolver essa situação. Inteligência é ter sabedoria, e só dá bons frutos quando usada nos meios certos, sem exceções!

Na maioria das vezes, o malandro se torna o mais mané...


1 comentários:

cadete_raul disse...

E olhando para esta perspectiva, como é que podemos classificar o coelho nas suas estórias?

Postar um comentário