quarta-feira, 5 de junho de 2013

A gratidão


Ao longo da vida, pouco a pouco, vamos crescendo, nos aprimorando, evoluindo, melhorando. Muitas vezes, alcançamos objetivos que antes pareciam impossíveis, superamos barreiras, vencemos desafios gigantes, solucionamos cada problema complicado. Então paramos e pensamos: "Eu consegui tudo sozinho? Eu cheguei onde cheguei, sem ajuda? Quem foi que me ajudou?". Tenho certeza absoluta que você SEMPRE precisou de alguém, por isso é importante: A gratidão.

Antes mesmo de nascer, nós já precisamos de nossos pais para nos dar a vida. Nossas mães, mesmo que algumas não sejam mães maravilhosas, fizeram esforço para que nós nascêssemos,  nos carregaram na barriga por aproximadamente 9 meses, nos deram a oportunidade de estar no mundo, nos amamentaram. Nossas famílias ou a família que nos adotou de alguma forma, nos ensinou nossos valores, nossos costumes, nossos hábitos. Nos ensinaram a falar, a andar, a comer, a viver.

Nossos amigos sempre dividiram suas experiências, contando seus erros e acertos. Nos ouviram e nos deram um ombro amigo nos momentos que precisávamos chorar, comemoram conosco as vitórias e conquistas. Nos puxaram e nos deram a mão, quando nós caíamos no percurso da vida. Os amigos, que muitas vezes se afastaram, por circunstâncias da vida; as vezes, apenas por motivos comuns, apenas caminhos diferentes, mas amizade e carinho permaneceram intactos.

Não podemos esquecer dos nossos mestres, aqueles que mais idolatramos, os que mais nos ensinaram. Que por nobreza e enorme carinho, dividiram os seus conhecimentos e nos fizeram aprender aquilo que hoje dominamos, assim como eles. Quantos mestres cruzaram nossos caminhos e mudaram completamente nossa vida, que acreditaram em nós, que enxergavam que éramos capazes, mesmo quando a gente mesmo não via.

Portanto, não seja um ingrato, agradeça todos os dias por tudo que você é, por tudo que você já conquistou. Não se esqueça das pessoas que te ajudaram e te ajudam. Mais do que tudo, seja grato, passe adiante seus conhecimentos, ajude a quem puder ajudar. Além de ter respeito e carinho por todos que um dia contribuíram para que você pudesse estar onde está agora. Nunca se esqueça que por melhor que você seja, um dia você já precisou de alguém e sempre precisará...


OBS: À todos aqueles que sempre me ajudaram, muito obrigado, de coração! Que um dia eu possa retribuir à vocês e/ou à outras pessoas, tudo aquilo que vocês me proporcionaram.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!!! Realmente gratidão é tudo. Obrigada por compartilhar esse texto e me fazer recordar...

Unknown disse...

Esse texto é lindo demais... nossa, sem palavras.
Parabéns pelos maravilhosos textos. Obrigada pelas suas lindas palavras.

Marcia disse...

Adorei sua reflexão e sei o quanto é importante sermos gratos. O perigo é nos aprisionarmos na gratidão ou acharmos que somos devedores. Acredito que a verdadeira gratidão é um reconhecimento, uma reverência a quem nos trouxe alguma luz. Obrigada por nos emprestar gotas de sua sabedoria e sensibilidade.

Unknown disse...

Muito lindo,obrigada a vc tbm por nos fazer esses lindos momentos de reflexão através de suas obras belíssimas.

Postar um comentário