quinta-feira, 27 de junho de 2013

Em questão de segundos


Nem sempre temos tempo de pensar bem e analisar uma situação, muitas vezes somos pegos no susto. Costumo pensar que é mais fácil agir corretamente quando observamos uma situação com cuidado, quando analisamos os prós e contras; geralmente temos bons resultados dessa forma. Mas na minha opinião, a pessoa decide sua vida, seus caminhos, seu destino, em boa parte das vezes: Em questão de segundos.

Decidir algo prontamente, reagir à uma situação inesperada, é muito complicado na maioria das vezes. Você pode estar fazendo tudo certo, e de repente, é posto em xeque, tudo aquilo que você alcançou até então, em questão de poucos segundos, você pode ganhar ou perder, se alegrar ou sofrer, viver ou morrer. Ser pego no susto, é a hora do "vamos ver".

Como exemplo, o apostador de poker, que tem poucos segundos para decidir se tem uma boa jogada, analisar os adversários, se vale a pena tentar um blefe, podendo apostar tudo e perder, ou mesmo deixar de apostar e se prejudicar depois. Outro caso se dá na situação da vítima de um assalto, o ladrão pega de surpresa, em poucos segundos a vítima reage ou entrega passivamente suas coisas, e dependendo da reação, isso pode acabar bem ou muito mal, para ambas as partes.

Existe também a hora certa de falar, a hora certa de se calar. Falar na oportunidade ideal os seus sentimentos por alguém; expor seus pontos de vista quando mal interpretado; ter coragem de falar quando todos pensam o oposto de você, correndo sério risco de rejeição. Também saber se calar no momento de certa discórdia mais agressiva, evitando uma confusão; segurar os impulsos, respirar fundo, quando sua vontade é de jogar tudo para o alto e partir para a ignorância; engolir um sapo, as vezes enorme, para evitar certas complicações.

É nessa hora que aparecem os vitoriosos, pois é preciso ter calma e ao mesmo tempo agilidade em momentos cruciais da vida. Esses momentos é que fazem a diferença; é a hora onde você mostra se aprendeu alguma coisa ao longo do tempo, ou se simplesmente decorou respostas certas e politicamente corretas. É na hora do susto que as máscaras caem, e aí você inevitavelmente mostra a sua cara. Na hora do susto, EM QUESTÃO DE SEGUNDOS, seja você mesmo, respire fundo e faça seu melhor, nada mais que isso!


0 comentários:

Postar um comentário