quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Orgulho em 1º lugar


Estes dias, eu estava arrumando minhas gavetas, jogando fora alguns papéis velhos, para organizar direito, e encontrei um papel de muitos anos atrás, que era a respeito de um teste de personalidade, desses sem muito crédito, de revistas de fofoca. Lembro que tinha que responder alguns itens, e meus amigos e eu, fizemos de brincadeira, para saber a nossa "personalidade". Anos depois, eu por curiosidade, fui reler, e fui olhando os tópicos: amor, família, carreira, entre outros, e "Orgulho em 1º lugar".

A princípio, tive a mesma reação de antigamente, e sorri quando vi o orgulho na primeira posição, não dando crédito, achando que era um erro comum nesses tipos de teste. Entretanto, dessa vez eu parei para pensar melhor, tentando entender a razão dessa resposta tão estranha. Poderia ser verdade que o orgulho "falava" tão alto assim, em meu modo de ser?

Até que andando pela rua, vi um conhecido meu, mas aparentava estar distraído, então pensei em cumprimentar, vinha olhando de longe, a medida que eu me aproximava dele, eu pensava, melhor não falar, melhor não falar, até que passei e não falei, para não correr o risco de não ter meu cumprimento retribuído. A partir daí, eu comecei a me lembrar das coisas que considero mais importantes em minha vida, que são amor e família; é interessante que até com as pessoas que mais amo, eu costumo avisar que se duvidarem de mim, da minha palavra, se desconfiarem das minhas atitudes, eu largo de mão e não quero mais saber, pois são as pessoas que mais me conhecem, e tem obrigação de saber a minha índole e o meu caráter.

Sendo bem sincero, não sei dizer se o orgulho vem em primeiro lugar, mas percebi que claramente ele existe, e é forte em mim. O mais estranho, é que o orgulho, não te dá orgulho; você se sente mal quando deixa de fazer as coisas, deixa de perdoar ou mesmo de compreender as situações, por um medo absurdo de se machucar, por uma autopreservação exagerada. Ter um pouco de orgulho, é até bom, desde que este orgulho não seja exagerado, que não te atrapalhe. Desde o momento em que você se prejudica por conta deste orgulho, é hora de parar e repensar.

Quando você percebe e assume determinado "erro" que você esteja cometendo, isto se torna mais fraco. Você se torna consciente, se compreende melhor. Talvez só agora, o orgulho não esteja mais em primeiro lugar em minha vida, foi preciso um teste antigo, para que eu me desse conta disso.

E você, tem orgulho? Que posição ele ocupa em você? Pense nisso!


1 comentários:

Karen Sakata disse...

Nossa! Tô pensando, na verdade, acho q estou orgulhosa demais. Em relação aos meus sentimentos.

Postar um comentário