sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Não!


Me lembro que quando eu era criança, meus pais não deixavam faltar nada em casa, mas vivíamos sem muito conforto, sem luxo, sem ostentar nada. Era comum eu pedir alguma coisa, um presente, passeios, viagens, por exemplo, e ouvir um "não"; mas eu sempre soube aceitar isso. Entretanto, vejo que alguns pais acabam não negando absolutamente nada para seus filhos, por medo de magoá-los ou traumatizá-los. Só que infelizmente, na vida, é necessário saber dizer: "Não"!

Aposto que você também conhece alguns pais que dizem que não podem negar nada para seus filhos, senão a criança fica com febre, fica doente, vai ficar triste, depressiva. Então, esses pais acabam até entrando em dívida, pois dão o que podem e o que não podem dar, para agradar os seus filhos. Pensam que dizendo sim para tudo, estão ajudando a educar e a torná-los futuros adultos felizes e bem resolvidos. Alguns acabam dizendo sim para tudo, por falta de paciência mesmo, falando "sim", para não ter o trabalho de argumentar e explicar o "não".

E o que será que acontece com uma criança que podia tudo, o tempo todo? O que será que acontece quando essas crianças crescem e se tornam adultas?

Na maioria dos casos, essa criança que sempre pôde tudo, que não tinha nenhum desejo negado, acaba não tendo limites, se tornando uma criança mimada. Acha que tudo tem que acontecer do jeito que ela deseja, como se o mundo vivesse em função dela. E o pior, se os pais não dizem "não", a vida acaba negando as coisas, se encarregando de mostrar que não podemos ter tudo que queremos, e muitas vezes de forma muito mais dolorosa do que se tivesse sido explicada pelos pais.

Por isso, as vezes vemos tanta gente fazendo besteiras para conseguir dinheiro, ou fazendo barbaridades para terem o que querem, não se conformando quando não conseguem aquilo que desejam; por isso vemos tantos adultos invejosos, ou com ambições desmedidas. Infelizmente, não podemos conseguir tudo que desejamos, e ao longo da vida, você ouvirá muitos "nãos". Mas no final das contas, isso te fará bem!

Aceitar tudo não é amar, aceitar tudo é, muitas vezes, se omitir!

0 comentários:

Postar um comentário