sábado, 4 de maio de 2013

Anulando-se por amor


O amor é um sentimento tão avassalador, nos deixa nas nuvens e nos faz flutuar, nos deixa com as pernas bambas e coração acelerado perto do ser amado. Como é bom amar, e como é bom ser amado. Sabemos que é muito saudável e bom para um casal, quando cada parceiro envolvido na relação, se molda um pouco ao que o outro deseja, pois numa relação, ambos os lados devem ceder um pouco. Entretanto, nem sempre isso é feito de forma equilibrada; algumas pessoas acabam extrapolando e acabam: "Anulando-se por amor".

Para entendermos melhor o tema, precisamos saber o que é o amor. O amor talvez seja a maior busca do ser humano, a maior realização, é um sonho de quase todas as pessoas, encontrar alguém que possa fazer uma parceria, criar um laço/vínculo de profundo afeto e carinho com alguém, dar e receber esse sentimento. Há uma necessidade de suprir as nossas carências, termos um ombro amigo nos dias mais difíceis da vida, e uma companhia agradável para compartilharmos os momentos bons.

O problema é que, às vezes, o medo de perder o ser amado é tão grande, que algumas pessoas se anulam completamente, esquecendo seus hábitos, seus valores, seu modo de ser. Fingem ser pessoas que não são, forçam a barra para tentar gostar de coisas que detestam, com um único objetivo: agradar o ser amado. E aí o sujeito tímido tenta ser extrovertido; o caseiro quer se tornar baladeiro; aquele que nunca pôs uma gota de álcool na boca, quer beber todas; o medroso quer ser corajoso; etc.

Exemplos não faltam, mas observa-se que normalmente esse sujeito que se anula, acaba não sendo feliz. Quem tiver que te amar, deve te amar pelo que você é, não precisa ser uma coisa forçada, ninguém precisa atuar ou fazer algum papel, como um personagem. Um vínculo de amor precisa ser criado com verdade, com honestidade e transparência. Amar não é somente agradar o outro, amar é se agradar também, agir naturalmente. Alguns podem até pensar que caso não fiquem agradando o grande amor, acabarão perdendo. Mas vale a pena ter o outro, e abandonar a si mesmo?

Para viver um grande amor, um casal precisa estar inteiro numa relação, estar junto com verdade, sem fingimentos. Caso você, por agir naturalmente, perca o seu ser amado, talvez esse casal não fosse as chamadas "almas gêmeas" que imaginavam ser; talvez sejam perfeitos para outros parceiros, e não para ficarem juntos. Inclusive podem estar perdendo tempo, em relacionamentos sem futuro, com pouquíssimas chances de dar certo.

Nunca se esqueça, antes de amar alguém, ame primeiro a si mesmo!

0 comentários:

Postar um comentário