quinta-feira, 2 de maio de 2013

O mundo pelos olhos das crianças


Observar o comportamento das crianças, nos faz pensar e refletir bastante. Mas algo que me toca profundamente nas crianças, é a inocência e a ingenuidade. Quando olho para uma criança, vejo que me tornei adulto demais. Nessas horas eu me lembro que um dia eu já pensei como as crianças, e como era maravilhoso pensar o mundo pelos olhos das crianças.

A criança acredita, em primeiro lugar, que o mundo é um lugar muito bom, e que mesmo quando algo está ruim, logo tudo vai melhorar. Acredita na pureza das pessoas, tem esperança de mudar o que existe de errado, tem idéias de paz e de harmonia. Pensa em se divertir e aproveitar cada momento, quer brincar o tempo todo, não quer o mal de ninguém.

Outra coisa maravilhosa na criança, é a sinceridade. Quando gosta, gosta...se não gosta, demonstra claramente. Diz o que pensa, expõe a sua opinião. Joga limpo, é transparente. Quando está muito magoada, a criança chora; quando está alegre, dá gargalhadas! Ainda acha graça de pegar um pedaço de algodão, colocar em um copinho descartável ou vasinho, e plantar uma semente de feijão, para ver uma plantinha nascer, entender o milagre da vida.

Crianças brincam juntas sem maldade, sem se preocupar com aparência, com sujeira, com status, não tem preconceitos, e possuem uma falta de malícia encantadora. Esperam pelo Papai Noel no Natal, e pelo coelhinho da Páscoa trazendo ovinhos de chocolate. Idolatram seus heróis, acreditam na justiça e tem certeza que o mocinho das histórias sempre irá vencer o mal.

Quando foi e por que mudamos tanto? Onde foi que nos perdemos da criança que existe em algum lugar dentro de nós? Usar a experiência e a maturidade adquirida ao longo do tempo, não significa esquecer a nossa pureza e o olhar inocente de ver a vida, como as crianças.

"Eu fico com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita...

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz,
Cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz..."

1 comentários:

Unknown disse...

Lindo texto. Gostei! ;)

Postar um comentário