domingo, 29 de janeiro de 2012

Pequenos pássaros


Quando eu era criança, haviam algumas estantes penduradas nas paredes do meu quarto. Na última delas, eu criei a minha cidade imaginária. Uma casinha aconchegante, um lago feito de massinha, um duende em baixo da árvore, um trenzinho que cruzava os trilhos. Animais por todos os cantos da minha cidade. Me sentia em paz vendo tudo aquilo, imaginando que aquele era o meu mundo imaginário.

Desde pequeno, eu sonho com um mundo melhor, e continuo sonhando, apesar de hoje em dia achar essa missão bastante complicada. Tem tanta coisa para ser mudada, que parece que até os mais otimistas dos homens, pensam que é quase impossível mudar as coisas. Mas como todo brasileiro, não desisto nunca, lutando até o fim, fazendo o que é possível.

Tento começar a mudar e melhorar a mim mesmo, a vida em família, o meu ambiente de trabalho, a minha vizinhança, a cidade em que vivo; sempre tentando imaginar um passo de cada vez, cada dia subindo um novo degrau dessa escada que só se enxerga o início dela, e nem se sabe quanto terá que se subir para que chegue ao final.

Pensando nisso, me lembro de uma história que minha mãe sempre me contava quando eu era criança, que era mais ou menos assim: "Havia um incêndio na floresta, e o fogo se alastrava rapidamente. Todos os bichos se desesperavam e fugiam, menos um pequeno pássaro, que pegava em seu bico um tiquinho de água, e tentava apagar sem sucesso, as chamas. Até que uma onça virou-se para ele e disse que ele não tinha chances de vencer o fogo, pois a quantidade de água que ele trazia em seu bico, não apagaria uma folha sequer, e a única chance dele seria fugir. O pequeno pássaro disse que pelo menos ele estava tentando, e um dia saberia que fez a sua parte para salvar o mundo dele."

Sejamos então como o pequeno pássaro, lutando para salvar o nosso mundo. Por menor que pareça a nossa atuação no mundo, estamos fazendo a nossa parte, tentando mudar as muitas coisas que estão erradas. Não importa se o que fazemos é pouco, importa que pouco é melhor do que nada. E pouco a pouco, o pouco se torna muito. Um pequeno pássaro não apaga um incêndio, mas se muitos pássaros resolverem se unir, muitas árvores da floresta irão se salvar do incêndio.

E aí, vamos apagar o incêndio da floresta , pequenos pássaros?


0 comentários:

Postar um comentário