quarta-feira, 6 de junho de 2012

¿Por qué no te callas?


Existem momentos na vida, em que precisamos de um tempo para pensar, quietos em nosso canto, isolados do mundo. Isso se faz necessário sempre que nos encontramos muito irritados, cansados, esgotados, pois nessas condições, quase nada do que a gente decida dizer, será útil para qualquer coisa. Se temos um pequeno problema, perdemos a cabeça, dizemos coisas impensadas, e o que era um pequeno problema, se transforma em um grande problema.

A palavra, uma vez proferida, se lança ao ar e ganha vida. Por mais que depois bata o arrependimento, por mais que tentemos justificar, o que foi dito, já foi dito. Na maioria das vezes, falamos da boca para fora, sem nenhum fundo de verdade, e com a cabeça quente, acabamos nos complicando. Ofendemos pessoas que não mereciam ser ofendidas, criamos brigas que poderiam ser evitadas, e até mesmo quando temos toda razão, ainda assim, não ficamos bem quando "falamos demais".

Eu sei que existe uma voz que fala e grita dentro de nós, e está sempre "tagarelando" alguma coisa em nossa cabeça. O pensamento que não pára, que tudo percebe, que tudo quer falar e fala dentro de nós. Essa voz que quer justiça, quer vingança, quer carinho, quer amor. Essa voz que é impulsiva, e não mede as consequências de nada. Por isso, muitas vezes precisamos quase costurar os lábios, e engolimos o sapo. E ao contrário da cerveja de marca famosa, não desce nada redondo!

Entretanto, precisamos nos preservar. É melhor termos de engolir um sapo, do que lutar com os leões, desnecessariamente. Diversas vezes, quanto menos você falar, melhor será para você. Não saia falando por aí todos os seus planos, todos os seus sonhos, nem sendo sincero demais. Tem coisas que só dizem respeito a você, tem coisas que não valem a pena serem faladas. Saiba ser inteligente, se calando em momentos cruciais!

Então: ¿Por qué no te callas?

1 comentários:

Carla Borges disse...

muiito bom!

Postar um comentário