quinta-feira, 21 de junho de 2012

Reconhecimento


Definição: Deixar aquele que realizou algo, ciente das repercussões, geralmente positivas, de seu ato. Agradecimento, gratidão, constatação.

Todos nós gostamos de colher os bons frutos que plantamos, de sermos elogiados por merecimento, pelos bons atos que realizamos ao longo da vida. Entretanto, a falta de reconhecimento geralmente tem graves consequências, entre elas a revolta, a indignação. Volta e meia, ouço pessoas reclamando que as pessoas não reconhecem seus valores, seus talentos, seus atos de carinho, suas amizades.

Quando certos "reconhecimentos" não chegam, ficamos chateados. Porém, me arrisco a dizer que, na maioria das vezes, esse reconhecimento não virá. Alguns de nós, tentam buscar esse reconhecimento na força, ou elogiam a si próprios, para quem sabe assim, atingir a meta. Mas eu me pergunto: é realmente necessário sermos reconhecidos por tudo que fazemos?

Vejam bem, não estou dizendo que não é bom esse feedback. Só que acredito que o reconhecimento precisa ser espontâneo, natural, e não algo imposto, forçado. Não precisamos nos meter em todas as fotos para sermos lembrados; não precisamos bajular quem quer que seja, para que gostem de nós; muito menos puxar o tapete de outras pessoas, quase colocando uma melancia na cabeça para que reparem em nós.

Não meus queridos, não precisamos chamar à atenção de forma forçada, pois o brilho não se cria, o brilho é natural. Quantas vezes pessoas tentam aparecer tanto, que ao invés de serem notadas por coisas boas, ficam taxadas de exibidas, abusadas? Quem é que nunca viu aquele que mais se esconde, chamando muito mais atenção que os demais?

Falando por mim, não tenho nenhuma pretensão de ser reconhecido por todos, e com total sinceridade, eu não estou preocupado em ser lembrado. Se deixei saudade, que sintam minha falta; se não deixei boas pegadas, que me esqueçam. Estamos aqui de passagem, e todos os ciclos que temos na vida, passam.

Procurei deixar boas marcas por onde passei. Se o que fiz, foi bom o suficiente? Perguntem aqueles que me conheceram ou ouviram falar de mim. Eles saberão dizer quem eu sou, talvez até melhor do que uma auto-definição que eu possa dar. É assim que eu vivo, e assim que pretendo viver em cada caminho por onde eu venha a passar...vou de mansinho, deixando minhas pegadas por aí!


0 comentários:

Postar um comentário