domingo, 22 de janeiro de 2012

O exemplo


Estava eu distraído, quando uma menina pequena, com uma caneca na mão, me pediu um copo d´água. Automaticamente, eu acolhi o pedido da menina. Em menos de um minuto, ela retornou, me pedindo mais água. O estranho, é que aquela criança parecia não estar sentindo sede. Então, decidi prestar atenção nela. Segui os movimentos dela observando de longe, e percebi que havia um gato deitado, dormindo no chão; de repente a menina chega com aquele copo d´água e atira no gato, que corre assustado. Não contive a curiosidade e continuei olhando, quando avistei a mãe e o avô da menina sorrindo orgulhosos, dizendo: "Vai lá, sacaneia outro".

"Vai lá, sacaneia outro", esse é o ensinamento que a criança vem recebendo. Aprende a fazer maldade, e ainda é incentivada a continuar errando. Maltratar os animais, ser desrespeitosa com as pessoas, e daí por diante. O que será que acontece com alguém que é criada com esse ensinamento familiar? Muitos desses pais e avós, um dia irão reclamar do comportamento do adulto, que essa "criança de hoje" se tornou. Não se dão conta, de que todos os dias, gesto por gesto, somos exemplos.

Ser exemplo, positivo ou negativo. Nossas atitudes são observadas pelas crianças, e querendo ou não, influenciamos a vida delas. Além disso, podemos dizer que somos os juízes dos nossos pequenos, quando aprovamos ou não as ações deles. Se eu incentivo alguma ação, a criança acredita estar sendo aprovada e é motivada a seguir àquele rumo. Se reprovo a atitude, demonstro que aquilo não me agradou, a fazendo repensar aquela ação, evitando que se repita em uma próxima vez. É importante termos tudo isso em mente.

Eu fui criado por gente que me incentivava a ser honesto, a ser bom e carinhoso com as pessoas, a não humilhar quem quer que fosse. Fui criado por gente que me ensinou que eu não era melhor, nem pior que ninguém, que eu não devia fazer mal às pessoas, nem aos animais. Por gente que me dizia o que era certo e errado, na visão deles, sem impor que eu me comportasse da mesma forma; fui criado por pessoas que me deram bons exemplos!

Certo dia, eu fui comprar pão para o meu avô na rua, de bicicleta. Chegando em casa, ele percebeu que havia dinheiro demais de troco, e a pessoa que voltou o troco, voltou dinheiro a mais. Eram poucos centavos, mas me lembro como se fosse hoje, que ele virou-se para mim e disse: "Meu filho, vai lá e devolve pro vô essas moedas. Na vida, a gente só tem que querer o que é nosso por direito, nada além. Devemos fazer o que a gente gostaria que fizessem conosco."

Não é atoa que as pessoas se tornam boas ou ruins. Lembre que por mais que você não queira, você influencia e é um exemplo, então fique ciente da sua responsabilidade. A escolha está em suas mãos, quer ser um exemplo bom ou mau?


 OBS: Tenho certeza meu velho, que onde você estiver, você tem orgulho do que eu me tornei! Seu exemplo, seu caráter e sua dignidade me ensinaram a ser muito do que eu sou hoje. Muito obrigado por tudo, eu amo você, e passo adiante quase tudo que você me ensinou! Fique com Deus, querido vô!

3 comentários:

Karen Sakata disse...

Sempre q passo por algo ruim na minha vida, penso em minha mãe. De como é ela é guerreira, meu pai por viver mais d 20anos sem poder andar e querer viver mais. Qdo olho p eles, vejo q ñ tenho problemas e lembro d td o q eles m ensinaram e m ensinam até hj.
Com certeza, o q fazemos passamos pros nossos pequenos e eles sempre irão copiar o q fazemos, pq somos seus heróis.
A maneira q as crianças s comportam hj, é tomando p si o exemplo q seus pais apresentam. Seus pais, ñ tem nem tanta autoridade d reclamar, s foram eles mesmos q deram os primeiros passos p atitudes erradas.

E isso, q vc escreveu, tomei p mim como uma Lição.
Karen Sakata.

Dri Fantini disse...

Adorei seu blog! Vc escreve com a alma, com o coração..Isso faz a diferença! Muita Luz e Paz...Bjos.

Victor Neves disse...

Bom saber que minhas idéias agradam!!Obrigado pelo carinho, é muito importante pra mim e me faz seguir em frente, essas palavras de retorno que vocês me dão!!Beijos pra vocês!!

Postar um comentário