segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Calúnia


Definição do dicionário: "Falsa acusação que fere a reputação, a honra; difamação."

Vira e mexe ficamos sabendo daquela fofoquinha, que fulano disse que ciclano fez isso e aquilo. O problema é quando o "ciclano" em questão, somos nós. Espalham o boato, aquilo corre, as más línguas comentam, e começa aquela brincadeira de criança, o telefone sem fio, e cada pessoa que ouve a história, aumenta um ponto.

Somos frequentemente, alvo de calúnias, falsas acusações, e normalmente, nem sabemos quem teve a imaginação bizarra de inventar coisas tão absurdas a nosso respeito, pois geralmente o caluniador é um covarde. Talvez seja essa a principal característica do caluniador, falar pelas costas, acusar pessoas sem dar a elas o direito de se defender.

E aí, o caluniado começa a perceber que passa na rua, e conhecidos mudam com ele, o tratam de um jeito diferente, as vezes até pessoas que o caluniado acreditava ser bons amigos! Diante de tantos cochichos, o caluniado começa a se perguntar: o que pode estar acontecendo? O que será que eu fiz?

Um tempo depois, acaba descobrindo as acusações, e só aí, tem o direito de expor sua versão a respeito dos fatos. É um erro gravíssimo acreditar em uma acusação, sem ouvir o outro lado em questão. Não se pode acreditar em tudo que falam por aí, em todas as fofoquinhas, e  nas tantas coisas que inventam. Infelizmente somos acusados muitas vezes, sem ter feito absolutamente nada; e pior, me arrisco a dizer, muitas vezes nós mesmos transmitimos boatos sobre as pessoas, sem sequer verificar se de fato aquela história faz sentido!

Minha opinião pessoal é que podem me acusar do que for, eu sei o que faço, as pessoas que me amam, confiam em mim. Se eu tenho amigos, é OBRIGAÇÃO deles, caso eu seja acusado, me perguntarem o que aconteceu, e saber a minha versão. Amizades e relações verdadeiras são baseadas na confiança entre os envolvidos. Se um "amigo" acredita em qualquer fofoca que dizem por aí, e não me dá nem o direito de justificar o meu ato, eu só constato que essa pessoa nunca teve amizade por mim.

Já dizia o ditado: "quem não deve, não teme". Sabemos bem o que fazemos em nossas vidas, quando acertamos, quando erramos. Se você nada fez, e tem a consciência tranquila sobre suas ações, deixe a calúnia para lá. Quem tem boca fala o que quer. Siga sua vida e seja feliz, e "deixa que digam, que pensem, que falem"!

Se não tem certeza da historinha que vai espalhar por aí, faça um favor pra sociedade: FICA QUIETINHO, TÀ BOM?! 

0 comentários:

Postar um comentário