sábado, 5 de novembro de 2011

O álcool


Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, muitas vezes, até que a morte os separe. Você achou que estivesse falando de casamento, não é mesmo? Hoje não caro leitor, o assunto de hoje é O ÁLCOOL.

Quem de nós nunca se deparou com aquele parente, um amigo, que diz que para ter alegria, tem que ter cerveja, uma vodca, uma branquinha? Bebida para comemorações, festa de adulto, festa de aniversário de criança, batizado, aniversário da sogra, enterros, casamentos...lá está ela, presente para "alegrar"! Se tá feliz, bebe para comemorar; se tá triste, bebe para esquecer o sofrimento. Afogar as mágoas em um copo de cerveja, tomar todas, encher a cara.

Os motivos para beber são vários: ter mais coragem, ficar mais alegre, perder um pouco o juízo, falar coisas sem pensar, relaxar; mas uma vez um amigo me disse um motivo que me chamou muito a atenção - beber para ser "legal". Isso mesmo, beber para ser LEGAL! Segundo ele, quem não bebe, não participa da festa, é careta, não "pega ninguém", não tem amigos, entre outras coisas, que ouvi com cara de espanto.

Resolvi pensar sobre isso, e apesar de parecer absurdo, pude perceber que a maioria das pessoas bebe para ser "legal", nem que tenha que ficar de porre, dar vexame, sair carregado da festa, em coma alcoólico, não importa! Isso te faz ser aceito, as pessoas acham graça, isso é "legal". Na boa, me assusto um pouco com essas coisas. Então se eu vou à uma festa, e só bebo refrigerante, eu não sou legal? Se eu tomo água ou suco, eu sou careta e não sei me divertir?

O que acho mais engraçado nisso tudo, é que quando o amigo que bebe demais, arruma uma confusão na rua, todo mundo fala "mas nossa, ciclano passou dos limites!". Se ele sai dirigindo, atropela ou causa um acidente de trânsito, com feridos ou mortos, todo mundo diz que não conhecia, ou que "conhecia e avisou para ele não dirigir, mas ele não deu ouvidos". Que nada meus caros! Quantas vezes já vi gente achando engraçado um cara totalmente alcoolizado, caindo de bêbado, pegando um carro e um monte de gente achando o maior barato, rindo como se fosse a piada mais engraçada do mundo.

Eu não vejo mal algum em beber com moderação, beber com responsabilidade, não sou contra pessoas que bebam. Só optei por não beber, por vários motivos: acho o gosto do álcool ruim, pra início de conversa; prefiro ficar sóbrio, atento e saber o que estou fazendo; não preciso beber para ter coragem, para fazer piada, nada disso, e muito menos, para me divertir; não acho legal ficar vomitando depois ou acordar de ressaca. Acredito que muitas pessoas usam o álcool como justificativa para seus erros, pois tem vontade de fazer as coisas e precisam de um culpado..."ahhhhh, foi o álcool, então foi isso"...fogem da responsabilidade, dizem que nunca fariam aquilo se estivessem sóbrias! Exemplos são vários: traí porque bebi, engravidei porque bebi, bati no cara que mais odeio porque estava bêbado, passei a mão na mulher do beltrano porque estava fora de mim. E eu te pergunto, então bebeu por quê?

Peço uma coisa a vocês, ilustres leitores que frequentam o blog, faça aquilo que quiser fazer, por vontade própria! Pense pela sua cabeça, não pela cabeça dos outros! Seja aquilo que quer ser, não aquilo que OS OUTROS querem que você seja. Você pode ser a pessoa mais legal do mundo, sendo você mesmo, sem influência de outras pessoas. Porque ser legal, é ser quem você é de verdade!

Então, se um dia a nova moda para ser legal for usar crack, você irá usar? Pense nisso e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário