quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A inveja


O conceito básico de inveja seria "uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual". Apesar de um número grande de pessoas não assumir, todos os dias nos deparamos com esse sentimento. E por mais que pouca gente assuma, acabamos sentindo as duas coisas durante nossas vidas. Somos ao mesmo tempo, invejosos e invejados!

E quando se fala em inveja, é comum ouvir pessoas dizendo: "fulano me invejaria por quê? Eu não tenho nada!". Pois é meus caros, nem sempre o invejoso tem inveja de posição social, bens materiais, posses, cultura. Muitas vezes o invejoso tem inveja de que você, simplesmente, seja feliz. A felicidade incomoda, e muito, certas pessoas. Ou você vai dizer que nunca viu uma pessoa que tem uma mansão, com uma piscina gigante, ter inveja do cara que toma banho de mangueira, e acaba se divertindo muito mais?

Eu acredito que uma invejinha saudável, é natural. Desejamos várias coisas ao longo da vida, objetos pessoais, relacionamentos, entre outros. É normal que você acabe vendo coisas que você gostaria de ter ou possuir, e outra pessoa possui. O problema é o invejoso descontrolado, aí começa o problema! Pessoas que entram na obsessão de tomar tudo que o outro tem, tentar conseguir todas as coisas que sabe que o outro quer, e o pior de tudo, querem o fracasso do outro. O fracasso do INVEJADO, é a maior felicidade do INVEJOSO!

Acaba que o invejoso começa a viver mais a vida do invejado, do que a sua própria vida. E quando chega a esse ponto, nada do que ele faz da sua vida, tem mais graça. Aprendi com a vida, que você só consegue ser feliz quando você vive a sua vida, sem querer prejudicar ninguém. O princípio básico do invejoso descontrolado, é ver o outro sofrer, o outro fracassar, é ficar feliz com as derrotas de outra pessoa. E geralmente o invejoso tem raiva, as vezes ódio, de alguém que nada fez para merecer isso; de alguém que tinha simplesmente um brilho natural, carisma e vivia sua vida, sem prejudicar ninguém, sem se preocupar com nada.

Diante de um invejoso descontrolado, simplesmente viva a sua vida, sem se preocupar com esse sentimento ruim que ele nutre por você. A cada vez que sentir que o invejoso quer o seu fracasso, use isso com estímulo para deixá-lo bem irritado, vencendo, melhorando cada vez mais. Não é maldade sua, fazer ele sofrer com seu sucesso; errado é ele, que deseja o seu mal e quer tirar tudo que você tem.

Aos invejosos que cruzaram o meu caminho até hoje, o meu MUITO OBRIGADO, adoro ganhar de vocês! Desculpa, eu SIMPLESMENTE VIVO A MINHA VIDA, não tomo conta da vida dos outros. Invejoso, ainda dá tempo, se liga no nome do blog!

1 comentários:

Anônimo disse...

Vitinho que forasso... sentir que alguém levou uma bela cortada... adorooooooooooo!!! *-*
Não vou mentir que é como vc disse todos somos "Invejosos e invejados" Já sentir inveja e sinto inveja de algumas pessoas (nada doentio)mas dai luto para ter (diferente que é querer tirar do outro) é bom as vezes vc traça um objetivo para alcançar e vai a luta (sem prejudicar ninguém)
Aaaaaaaa e quem não é invejado? Fui,sou e serei... isso só me faz crescer mais e ter a certeza de que sou vitoriosa na vida!!!
Em partes o invejoso é o reconhecimento que seus esforços valeram a pena... então obrigada invejosos!!!
Arrasou mais uma vez Sr. Neves

Nivea Marina

Postar um comentário