quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A agressividade gratuita


Todos os dias nos deparamos com pessoas que cruzam nosso caminho, e sem nenhum motivo aparente, nos atacam com palavras agressivas, com gestos pesados e tamanha estupidez. Através dessa ação, muitas pessoas tem o poder de acabar completamente com o nosso dia, destruindo qualquer chance desse dia terminar bem. Nesses momentos, ficamos tão chocados, que realmente não conseguimos entender absolutamente nada! Nos vem ao pensamento: "Mas o que será que eu fiz?".

Convivendo com o público, eu já pude ser "sorteado" várias vezes para ser o alvo desses ataques. Digo alvo, pois nos sentimos realmente no foco de uma pessoa que procura alguém para descontar toda a sua raiva, todo o seu estresse, toda amargura que está sentindo, em você! Quando somos "sorteados", reagimos de diversas formas: as vezes respondemos no mesmo tom as ofensas; outras vezes ficamos abalados, com vontade de chorar; ficamos em estado de choque, sem saber como reagir...eu particularmente, passei por todas essas situações, até que decidi ter uma nova postura, compreender!

Não é fácil compreender alguém que te agride, pois fomos criados com a teoria de que "não devemos levar desaforo para casa". Mas um certo dia, mudei de postura e não respondi, não revidei, não fiz cara de bravo, simplesmente fiquei olhando atentamente a pessoa, sem dizer uma única palavra, apenas ouvindo. Foi nítido para mim que aquela pessoa começou a se sentir mal, pois tendo a ação agressiva, não foi confrontada, e ao mesmo tempo não provocou nenhuma tristeza ou abatimento em mim. A impressão que tive é que tudo aquilo que o agressor gratuito disse tentando me atingir, voltou para ele; se te dão um presente, e você não o aceita, o presente é devolvido!

Naquele momento, eu senti que virei um espelho, e esse espelho o refletiu, o ser humano, que estava ali agredindo. Naquele momento, ele pôde se ver! E se compreender através de mim, e com toda certeza, tomou um susto quando pôde, enfim, se enxergar. Quando você leitor, vivenciar uma situação de agressão gratuita, tente compreender, não tenha raiva, tenha compaixão. Só te agride aquele que não está em paz e não está feliz, não vale a pena sofrer ou se aborrecer com essas pessoas. Agressão gratuita, as vezes, chega a ser um pedido de socorro, de alguém que não sabe como pedir ajuda! Cuidado para não ser você o próximo agressor gratuito! Antes de sair de casa, se olhe bem atentamente no espelho, olhe bem nos seus olhos, eles não mentem...conheça a si mesmo! Caso esteja mal, lembre-se que as pessoas não tem culpa disso, não desconte em ninguém, assim como não gosta que descontem em você, combinado?!

1 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de passar por isso. Tem gente que não vai com a tua cara e, sem te conhecer, procura um motivo mínimo para falar em tom ameaçador. Acha que só deve respeitar as pessoas de quem gosta.

Postar um comentário