terça-feira, 25 de outubro de 2011

Redes Sociais e a Vida Virtual


Buscando uma definição resumida para começar este tema, as redes sociais são as páginas on-line, que facilitam o contato e a comunicação entre pessoas de diversos locais, proporcionando meios diferentes e interessantes de interação entre os indivíduos, que podem "habitar esse mundo" de qualquer lugar do planeta. Anteriormente, a comunicação era feita apenas por computador, mas nos tempos atuais, basta um celular e pronto, você está conectado com o mundo, na palma das suas mãos, em qualquer lugar onde houver sinal telefônico.

Eu faço parte de algumas redes sociais, como o Twitter, Facebook, You Tube, entre outras. Sou um desses "viciados controlados em internet", frequento todos os dias a chamada vida virtual, estou sempre por dentro das notícias, novidades, atualidades. Eu por exemplo, sou da geração que não lê mais jornal, aquele de papel, cheio de folhas...sou da geração que acessa portais, onde as notícias são atualizadas a todo momento, explicadamente e resumidamente, e basta um clique e pronto, você acessa e lê a notícia na íntegra, com fotos, vídeos, relatos, comentários.

A vida virtual, se bem aproveitada, pode ser uma maravilha! Sabe aqueles amigos que moram a quilômetros de distância? Pois é, você pode manter contato com eles, em tempo real, interagir com eles, ter notícias de tudo que ocorre na vida real deles, o que dá uma sensação de proximidade muito grande. Imagine como seria há alguns anos atrás? Mandaríamos talvez cartas, as notícias demorariam para chegar e provavelmente essas amizades esfriariam bastante.

Por tudo que foi dito nesse post, a idéia é que a tecnologia e essa modernidade que a vida nos trouxe não tem defeito algum, e que a "Era da informática" é uma maravilha, certo?

Tem um probleminha aí, devido à alguns fatores como a falta de tempo, a violência, etc, o avanço da tecnologia nos trouxe algumas armadilhas. Lembra das nossas crianças? Que jogavam bola na rua, rodavam pião, soltavam pipa, brincavam de amarelinha na pracinha, brincavam de pique?

Pois é, essas crianças que viviam soltas, que brincavam inocentemente, cresceram e hoje a grande maioria dessas crianças já viraram adultos. Cada vez menos, existem crianças criadas dessa forma. Na "Era da tecnologia", a criança colore as figuras no computador...não brinca na rua, joga video-game conectado com amigos virtuais! Ao invés de plantar o famoso feijãozinho no algodão, planta sementes na fazendinha virtual...vendo isso eu me pergunto, será que essas novas crianças serão tão felizes quanto eram seus pais?

Pra nós adultos, eu percebo que existem mais vantagens do que desvantagens. Você está a fim de procurar o significado de uma palavra, traduzir algum texto escrito em outra língua, pesquisar algum tema para trabalhos escolares ou universitários? Muito simples, joga no google! Caro leitor, hoje a facilidade é tanta, que se você pensar em algo absurdo, como aprender a cozinhar, existe todo um tutorial ensinando passo a passo de como fazer, citando pratos diferentes, com vídeos de cozinheiros ensinando, VÍDEOS! Você pode pausar e repetir quantas vezes quiser! O que não pode acontecer é o vício descontrolado, criar um nível de dependência a ponto de se tremer e não conseguir ficar 1 dia sequer afastado de qualquer tecnologia que te conecte com essa sua vida virtual. A maioria das coisas na nossa vida pode ser boa, desde que seja feita ou usada de forma equilibrada! Use com moderação, caros leitores!

E você, consegue ficar um fim de semana sem acessar sua vida virtual?

1 comentários:

Anônimo disse...

Nivea Marina

Não... confesso que não consigo rsrsrs
Cara realmente quando falei sobre esse assunto pensei quase as mesmas coisas... realmente já pensou como é pratico to aqui em casa conversando com uma pessoa de qualquer lugar do mundo,imagina o custo q teria se tivesse se viajar, horrores!!! E a carta além de demorar a chegar tem o ponto q pode nem chegar kkkkkk
A comunicação é algo fundamental na vida do ser humano, e com a facilidade e eficiencia que a tecnologia nos trouxe temos mais que gozar dela !!!
Parabêns adorei!!!

Postar um comentário