segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Você tem fome de quê?


Churrasco, um franguinho assado, linguiça, pernil. Hum, que delícia! E todo mundo já lambe os beiços só de imaginar um banquete. Chegamos no restaurante, self-service, e lá está aquela variedade de carnes, podemos escolher bem passado, no ponto ou mal passado. Rodízio na churrascaria, aqueles espetos repletos de carnes saborosas, vontade de comer tudo, até não aguentar mais.

Um dia perguntei para algumas pessoas diferentes, como eu conseguia uma carne? E todas me disseram: "vai no mercado ou no açougue, e compra ué". Pois é meus queridos, todos acham que é assim mesmo, um produto industrializado, que você já compra fatiado, as vezes temperado...só esquecem a simples reflexão, do que é feito?

Eu já falei sobre o tema algumas vezes, mas volto a insistir: caso todos tivessem que caçar, matar um animal para comer nossas carnes deliciosas, quantos de vocês ainda seriam "carnívoros"? Quantos de vocês não teriam coragem de matar um animalzinho, e virariam vegetarianos?

Antes de mais nada, quero assumir que como carne, mas acredito que no futuro eu vire um vegetariano. Mas esses questionamentos vieram a minha mente em 2 situações que vivi. Em uma delas, o marido da minha tia, mineiro, disse que faria um pernil para um banquete numa festa de fim de ano; o detalhe foi que era um leitãozinho, com cabeça, maçã na boca e aqueles olhos que pareciam olhar pra todos nós! Ninguém naquela noite conseguiu comer, e isso arranca risadas em família sempre que lembramos da cena. Em outra situação, eu estava numa fazenda, onde teria um churrasco, e o dono da fazenda se aproximou de mim, e me contou que a carne seria fresquinha...me perguntou se eu gostaria de escolher o boi que seria abatido com uma marretada na cabeça. Resultado? Não escolhi, nem quis ver a cena, e não comi o churrasco.

Não quero aqui convencer ninguém a não comer carne. O meu objetivo no blog é a reflexão! Acredito que podemos fazer tudo; mas fazer sabendo o que estamos fazendo. A carne que vai para o nosso prato, é resultado da morte de um animal, que muitas vezes já foi criado para virar comida. Moro no interior, e é muito comum, a criação dos bichinhos, para no futuro, comer o próprio "bicho de estimação". Ver o animalzinho de perto, e saber que logo ele estará no prato de alguém, muitas vezes me deixou mal, olhar nos olhos do bichinho, é de cortar o coração. Posso dizer por mim, se eu tivesse que matar um animal para comer, eu praticamente não comeria carne nunca mais!

E aí, vai uma linguicinha? Bom apetite!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nesse ponto de vista vc tem toda razão... tem um centro de macumba ao lado da minha casa(não falando da religião) eles sacrificam animais,eles gritavam tanto antes de morrer que parte meu coração,não imagino matando meu gato e me alimentando dele,não nego que adoro uma carne mal passada,também não sei se pararei de comer,mas quando penso nos bichinhos que morrem por minha culpa dá sim um peso na conciencia!!!
Bela reflexão!!!

Nivea Marina

@carla_pqt disse...

Eu nao como mais carne nenhuma, nao tenho mais coragem depois de ver de perto como os animais sofrem...Paul Mc Cartney tambem fez uma reflexao sobre isso e disse que se as pessoas vissem o quanto sofrem os animais num abatedouro, ninguem mais conseguiria comer carne. Longe de julgar aqui qualquer pessoa, mas EU se Deus me ajudar nao quero NUNCA MAIS comer nada de origem animal, me faz mal pensar quem com tantas opçoes, preciso matar pra poder comer! Parabens amigo, bela reflexao. vc é um cara de muito amor no coraçao!

Postar um comentário