quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Crepúsculo


Vampiros, lobos, uma moça comum, humana. Filmes e livros com sucesso absoluto em quase todos os países do mundo, especialmente na fase da adolescência. Muitos rapazes debochando, criticando tudo, mas ainda assim, assistindo. A história que praticamente todos já conhecem, uma adolescente comum, estudante, que se apaixona por um rapaz diferente dos outros, um pouco anti-social; logo ela descobre que ele é um vampiro. Outro personagem entra em cena, para disputar o amor da donzela, e futuramente, ela descobre que ele é um rapaz que vira um lobo gigante. O contexto é basicamente esse, com muitos desafios para proteger a pobre menina frágil do perigo, briga de lobos x vampiros, vampiros x vampiros, lobos x lobos.

E eu me perguntei: Mas o que chama tanta atenção nessa história? O que faz com que seja recorde de bilheteria e seja um sucesso mundial a esse ponto? O que especialmente as meninas enxergam nesse filme, o que atrai tanto?

Fiz essa pergunta para algumas amigas, e elas disseram sem pensar: os atores, o vampiro interpretado por Robert Pattinson e o lobo interpretado por Taylor Lautner. Porém essa resposta não me convenceu, tinha que existir algo mais, e resolvi pensar a respeito, como sempre, dividindo os pensamentos com vocês leitores. Eu já assisti todos os que tiveram até hoje, inicialmente sendo obrigado pela minha noiva, que me levava meio que a força; depois de um tempo, confesso que passei a ir com ela assistir por livre e espontânea vontade.

Mas analisando o filme a fundo, penso em alguns pontos. Em primeiro lugar, a cidade onde todo o enredo acontece, um lugar calmo, paisagens fantásticas, montanhas de puro verde, um local cercado por praias desertas. Ainda por cima, uma cidade cercada de mistérios, mitos, lendas, quem não se interessa por isso?

Entretanto, o sucesso do filme se deve a Bella, interpretada por Kristen Stewart. Bella representa a menina comum, como várias que existem por aí. Não tem super-poderes, não é extremamente inteligente, não tem nenhuma habilidade em especial, não tem uma vida feliz, não é uma modelo cobiçada. Ela é simplesmente mais uma menina, estudante como todas as outras, e que deu sorte de se envolver em toda essa história, completamente sem intenção. É como se Bella representasse a esperança de todas as adolecentes, de encontrarem seus príncipes encantados, e mais, que as fizessem sentir ESPECIAIS. Bella no início era só mais uma, e no decorrer da trama, ela se torna O TROFÉU em disputa, ela é altamente valorizada por aqueles dois (vampiro e lobo), tanto que esses arriscam até suas vidas por ela.

E o ponto final da observação que fiz, são os dois personagens, que podemos associar a figura de super heróis, Edward (vampiro) e Jacob (lobo). Eles são uma espécie de aberração do bem, bons moços, justos, que apesar de serem inimigos um do outro, ambos tem uma essência do bem, e pregam paz, justiça, liberdade. Ambos disputam o amor de Bella, com respeito, com honestidade, com cavalheirismo; são românticos, anteciosos com ela, protetores. Seriam uma espécie de príncipes encantados, em uma história mais moderna, ou seja, o sonho das adolescentes. Todas sonham em viver essa história, em serem especiais como Bella é para Edward e Jacob.

A idéia é até legal meus caros leitores, mas pés no chão para todas as adolescentes de plantão. A vida real é bemmmm diferente da ficção; existem rapazes legais, mas príncipes encantados, não. Reparem que no filme, Edward e Jacob não dormem, não acordam com cabelos bagunçados, com baba grudada no cantinho da boca, não vão ao banheiro, não tem defeitos comuns e rotineiros, como o dos rapazes reais. Na história é tudo perfeito, já na vida real, sem querer desanimar vocês, não é bem assim que acontece!

3 comentários:

Karen Sakata disse...

Verdade!
Tudo o q vc falou é verdade.
Sou apaixonada pela Saga, a forma q eles s amam foi o q m chamou mais atenção.
Mas, infelizmente ñ existe princípe encantado. rsrsrs ...

Karen Sakata.

Cibele disse...

Eu assisti o primeiro sem muito interesse, depois continuei assistindo para saber se Bella iria ou não se tornar uma vampira.

Anônimo disse...

Concordo plenamente!! E adorei o último parágrafo, tbm acho q msm na atualidade, com td mt diferente, ainda assim, as adolescentes sonham com seu príncipe, e por conta disso acabam decepcionando-se pq ele nunca aparecerá!!

Postar um comentário