quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O que que há, velhinho?


Esses dias eu estava trabalhando, e do nada, surge um velhinho com um jornal nas mãos. Ele chegou até mim, e começou a conversar comigo, na maior intimidade, como se me conhecesse há anos! Logo pensei: "caramba, mas quem é?".

Ele ia puxando vários assuntos, como se tivesse o costume de conversar comigo todos os dias. Falava sobre artistas, pessoas famosas, políticos, crimes. E sempre dizendo: "você sabia? Li aqui no jornal, dá uma olhada!"

Enquanto eu folheava o jornal, ele virou-se para mim e me disse que comprou o jornal, pois seu time havia sido campeão no dia anterior! A primeira coisa que eu me atentei a ver, foi a data do jornal. Não foi surpresa pra mim ver que o dia da publicação era antigo, o jornal era da semana passada. Nessa hora eu percebi que não custava nada ouvir, atentamente, o que aquele senhor tinha a dizer.

Com um tom crítico, o velhinho soltava o verbo em todos, falava coisas preconceituosas, falava mal da cidade, do hotel onde mora. Mas eu tava ali com ele, vendo onde aquela conversa iria levar. Eu não concordei com nada do que ele me dizia, porém, será que eu precisava concordar? As "verdades" que ele dizia em seu discurso, eram dele, eu tenho as minhas. Eu compreendi o ponto de vista dele, apesar de não concordar. Não há verdade absoluta, existe a verdade de cada um de nós.

Entretanto, a coisa que mais me chamou a atenção, foi perceber a necessidade daquele senhor, de alguém para ouvi-lo. Parece pouco meus caros leitores, mas é uma grande caridade você simplesmente ouvir, ouvir de boa vontade, ouvir não só com os ouvidos, ouvir alguém com sua alma. Aquele senhor não aparentava ter família, não aparentava ter amigos, e pela carência apresentada, parecia não ter ninguém.

Não sei exatamente o que leva alguém a envelhecer e ficar sozinho. Mas penso que eu não gostaria de viver essa sensação! Pensando nisso, eu procuro sempre que posso, ouvir o que as pessoas tem a dizer. Quantas vezes, você não dá nada por alguém, e aquela pessoa te dá um dos conselhos mais sábios que você já ouviu em toda a sua vida?

Independentemente do que vier no decorrer da conversa, se um dia você tiver um tempo, ouça as pessoas. Quem sabe amanhã, a pessoa que precise de alguém para conversar, não seja você, não é mesmo?

Cansado de conversar, o velhinho sorriu e disse: "Até a próxima meu amigo!" 

1 comentários:

cibele disse...

Isso me lembrou de uma velhinha...eu estava sentada em banco esperando minha mãe fazer compras no mercado, de repente senta uma velhinha do meu lado e começa a conversar comigo como se me conhecesse. Eu não entendi o assunto dela mas dei atenção.

Postar um comentário