terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Na pressão


Muitos compromissos, responsabilidades, exigências e cobranças por todos os lados. Você faz bons trabalhos, esteve em um dia de completa inspiração, e logo depois, querem que você vá além ou no mínimo repita aquilo que conseguiu fazer um dia. Quando menos você percebe, não há mais como fugir, não tem mais jeito, ela te atingiu, você encontra-se: NA PRESSÃO!

Não sabemos dizer se essa exigência vem dos outros, ou de nós mesmos. A grande verdade é que cria-se uma expectativa de que você se supere a cada dia, que não faça mais coisas comuns, afinal, você já fez algo genial, não foi? Para os perfeccionistas de plantão, isso é um tremendo castigo, pois a pessoa já se cobra absurdamente, e acaba se cobrando ainda mais, exigindo muito de si mesmo; superação e mais superação. Nem sempre isso é possível.

Posso dizer até mesmo por mim, quando escrevo no blog. Já escrevi coisas das quais me orgulhei demais, como já escrevi coisas que tenho profunda vergonha. Uns textos me deixam bem satisfeitos, outros torço para que ninguém queira ler ou divulgar. Quantas vezes já escrevi textos que não saíram do rascunho?Quantas vezes escrevi horas aqui, e depois apaguei tudo de uma vez?

Isso é apenas um exemplo, dos vários que vivemos em nosso dia-a-dia. Os bons pais precisam ser assim sempre, as pessoas responsáveis nunca podem ser irresponsáveis, o bom profissional não pode errar, o bom aluno nunca tira notas baixas, o bom cantor não desafina nunca. Enfim, exemplos não faltam. O que temos que entender é que devemos nos cobrar um pouco menos, e saber lidar melhor com a pressão que cai firme em nossos ombros. Não podemos acertar sempre, não podemos criar sempre, não podemos ser perfeitos. A gente erra, para um dia, acertar.

Pra você leitor, que vive na pressão: vai um suco de maracujá?


1 comentários:

Cibele disse...

Gostei " Agente erra, para um dia, acertar."

Postar um comentário