quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A incerteza


Logo após uma sessão em terapia, saio um pouco pensativo sobre o que uma cliente me falou hoje. Segundo ela, disse não estar bem devido a "incerteza da vida"! Eu resolvi então pensar a respeito, dividindo meu pensamento com vocês meus caros.

A primeira coisa que pensei foi "caramba, se você parar para pensar, o que é certeza na vida?". A vida é feita de incertezas, não dá pra controlar a vida, não dá pra prever o que acontecerá amanhã, nada é 100% seguro! E quantas vezes, sentimos que tudo está sob controle, e aí um tsunami atinge nossa vida, levando tudo, bagunçando todas as coisas que estavam tão organizadas.

Pensando nisso, me lembrei que eu já quis controlar a vida, e a vida me mostrou que é incontrolável. A única coisa certa, é que tudo é incerto! Podemos morrer amanhã, daqui 1 mês, daqui 10 anos, daqui 50 anos, posso morrer até mesmo antes de acabar de digitar esse post. De repente um choque pode atingir o meu pc, e me eletrocutar, por exemplo. Ou coisas bizarras, como um avião cair do céu em cima da minha casa, e pronto, já era!

E tudo mundo vai pensar: "Meu Deus, e agora? Tudo é incerto, o que eu faço? Isso é muito ruim!"

Eu digo pra você olhar em todas as dimensões da situação. Sempre existe um aprendizado em tudo! Sabe aquelas coisas que acontecem na vida, e tudo que deu errado, acaba dando certo? É nisso que eu sempre penso, quantas reviravoltas a vida dá? Quanta coisa melhorou com as reviravoltas?

Acredito que a graça da vida é viver, sempre sem saber o que está por vir, se virando nos 30, enfrentando o que vier pela frente. Você com certeza já viu um filme, não foi caro leitor? Você sabia como acabava? Tem graça rever um filme, sabendo o final? Pois é, a vida é como um filme, não tem graça se já souber o final!

Infelizmente não podemos controlar a vida, nem segurar o tempo para que ele não passe, não podemos voltar ao passado e reviver tudo. O que temos é o hoje, é o agora. Podemos construir um futuro legal, ou chorar pelo que já passou. "Como será o amanhã? Responda quem puder!" 

Não sabe o que fazer? Então eu te digo, apenas viva e deixe acontecer...sempre existe um caminho!

3 comentários:

cibele disse...

Eu tenho mania de querer planejar meu dia-a-dia mas nem sempre dá certo, a vida é uma caixa de surpresas.

Anônimo disse...

Tive certeza de tudo isso que falou através de situação intensamente dolorosa: a morte de alguém que se ama. A partir daí tive medo da vida, de enfrentá-la e comecei a perceber que por isso não estava vivendo. Assim, vi que não se pode ter medo da vida já que ela foi feita pra ser vivida e o futuro à Deus pertence, se pensamos muito nele acabamos entrando em desespero. Por isso, voltei a fazer o que disse na última frase do post e como diz a música, vivo deixando tudo acontecer naturalmente, embora ainda seja um pouquinho difícil!!

Anônimo disse...

Viver o momento, e chorar o passado, na verdade passo porisso, mais acho q todos nos queremos controlar de uma maneira ou de outra nossa vida.
Sentimentos, reações... Mais nunca da certo, sempre coloco os pés pelas mãos....
Adorei o post!
Bjs Adelaide

Postar um comentário